quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Prioridade: como fazer?

Nestes últimos dias estive conversando com um amigo sacerdote e ele me disse algo que me provocou por dentro: A prioridade deve ser a Missão. Senti como se uma onda elétrica estivesse passando por mim naquele momento e como se estivesse despertando de um longo sono. Refletindo depois um pouco mais - sempre olhando para o exemplo de Maria na anunciação - consegui perceber que Maria tinha planos - de desposar José, de constituir uma família com ele, etc... - e de repente Deus irrompe na sua história trazendo uma novidade que mudaria todo o curso de sua vida.
Naquele momento, Maria poderia lembrar quais eram as suas prioridades, poderia conversar com Deus sobre as mesmas, perguntar a ele se as mesmas seriam lícitas ou não. Mas Maria não o fez. Diante do convite feito por Deus, Maria entendeu qual era a urgência do momento: Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. (Mt 1,21). Era mais urgente que o povo fosse salvo de seus pecados do que seus planos e projetos. Daí Maria ter dito: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. (Lc 1,38)
Logo a seguir, Maria fica sabendo da gravidez de Isabel: Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril... (Lc 1,36) E Maria se esquece de si, resolve ir à casa de Isabel levar-lhe Jesus, em outras palavras Maria resolve dar prioridade à Missão: Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. (Lc 1,39) E quem explicaria a José o que estava se passando com ela? E quem cuidaria de tudo? Deus. Maria era uma mulher de fé. Veja o que dela fala Isabel? Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas! (Lc 1,45) E assim foi. Deus cuidou de tudo.
José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus.
Se soubermos aprender de Maria a priorizar a Missão, veremos que Deus cuidará de tudo o mais para nós como cuidou para ela. Às vezes temos dificuldades em priorizar a Missão pensando que Deus não vai cuidar das nossas necessidades. Poderia acaso ser Deus infiel, Ele que disse: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. (Mt 6,33)
Tem razão Santa Faustina quando diz: "Deus é fiel, sempre cumpre o que promete". A prioridade para os Missionários Anunciadores da Misericórdia é a Missão. Devem viver para ela e Deus fará com que possam viver dela. Busquemos como Maria nos lançar na Missão e Deus cuidará do mais.
Pe. Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. Com certeza padre a missão é prioridade em nossa vida como cristão, é levar o evangelho a toda criatura como disse Jesus.E deixar muitas vezes os nossos planos para dizer o sim a Deus e deixar que ele nos conduza e que realize em nós o que deseja,é realmente um ato de entrega a Deus,uns tem mais facilidade para entender,outros demoram mais para compreender os seus planos .Mas é exatamente como senhor disse apartir do momento que estamos na missão Jesus vai zelar pelos nossos, temos que ter está confiança plena que Deus e na sua misericórdia.foi muito bom compartilhar co senhor estas sábais palavras.um grande beijo e sua benção!Adriana

    ResponderExcluir