quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ser Padre

Hoje, dia 04 de Agosto, é dia do Padre. Logo de manhã me vem este pensamento ao coração e quero partilhar com você. Ser Padre...
Ser Padre é um desafio, um desafio constante. Apesar de ser um desafio não saberia ser outra coisa senão ser Padre. Desde os meus oito anos de idade, senti no coração o primeiro chamado. Lutei pra discernir: tive minhas paqueras, frequentei encontros vocacionais que me ajudassem no discernimento, e, cada vez mais ia se esboçando no meu coração este desejo: ser Padre.
Com dezoito anos tomei a decisão: ir pro Seminário. Alguns pensaram que eu queria sombra e água fresca, aludindo que a vida do padre seria boa e tranquila. Passei por muitas dificuldades, mas, quanto mais elas apareciam, depois de atravessá-las uma certeza permanecia no meu coração: ser Padre era meu objetivo.
No dia 30 de novembro de 1996, a grande graça: fui ordenado sacerdote para sempre. Tenho certeza das minhas fraquezas - que são inúmeras - mas tenho certeza que apesar das minhas fraquezas Deus tem permitido que uma multidão de pessoas tenha sido beneficiadas pelo meu Ministério.
Meu ministerio tem uma caracteristica particular: a Misericórdia. Não fui eu que escolhi, mas fui escolhido. Alguns me perguntam às vezes: Porque o senhor foi palotino? A unica resposta que hoje posso dar depois de anos é esta: por causa da Misericórdia. Lá era o lugar onde eu poderia me encontrar com a Misericordia. Enfim, hoje fico por aqui pedindo suas orações. Mas, rezem por mim e por todos os sacerdotes. Deus abençoe a todos.
Pe. Antônio Aguiar

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dia do Padre

No próximo dia 4 de Agosto vamos celebrar o dia do Padre, dia de nos lembrarmos daqueles que trazem Jesus para nós, daqueles que têm a mesma capacidade de Maria: por suas mãos sacerdotais Jesus vem de novo ao mundo.
Certa vez me perguntaram o que significa ser Padre da Misericórdia para mim? Pois, acabei sendo chamado desta forma na Canção Nova. Não sabia como responder, faltava-me ainda a maturidade para entender os desígnios de Deus a meu respeito. Hoje posso dizer que em primeiro lugar ser Padre da Misericórdia para mim é a razão de meu viver. Tenho percebido que Deus entrelaçou a Misericórdia com o meu sacerdócio, de tal modo que não posso entender Padre Antônio Aguiar sem a Misericórdia de Deus.
Jesus Misericordioso tem sido muito bom em mostrar claramente todas as minhas fraquezas e misérias, mas, ao mesmo tempo, tem sido extremamente generoso em me mostrar a Sua Misericórdia para comigo, de tal modo que posso dizer sem sombra de dúvida: é a Misericórdia quem tudo realiza.
Ser Padre da Misericórdia significa ser uma pessoa que deve estar aberta e disponível para permitir que Deus se utilize de si para realizar aquilo que ele deseja na fragilidade de nossa natureza. Significa viver da confiança da Misericórdia, significa estar disposto a confiar, apenas confiar na Misericórdia e deixar que ela se encarregue de tudo.
O próprio Jesus Misericordioso disse isso a Santa Faustina: "A sua obrigação é confiar inteiramente na Minha bondade. E a minha é dar-te tudo o que necessitas. Eu me faço dependente da tua confiança e se ela for grande, a minha Misericórdia não terá limites".
Isso significa ser Padre da Misericórdia. Então, rezem por mim para que eu possa ser fiel a Missão a mim confiada.
Estarei orando por você.
Pe. Antônio Aguiar