segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um estilo de vida

Durante estes dias rezando, tive a compreensão de que a Misericórdia é um estilo de vida, mais que uma devoção, é um jeito de evangelizar. Sim, eu evangelizo quando pratico obras de Misericórdia. João Paulo II na Encíclica sobre a Divina Misericórdia diz que "Quem descobriu a Misericórdia de Deus não pode viver de outra maneira, senão convertendo-se a ele continuamente. Tal pessoa vive em estado permanente de conversão". (DM 13)
De fato, tenho entendido que posso evangelizar pela prática da Misericórdia. Por exemplo, com relação às pessoas de nossa família. Quantas vezes elas se tornam arredias à religião, a Jesus Cristo? Quantas vezes o maior desejo de nosso coração não seria vê-las caminhando conosco na Igreja? Entretanto, acontece porém que devido à dificuldade que encontramos para testemunhar com a nossa vida dentro de casa o que cremos, elas acabam se distanciando de Cristo e da Igreja. Não seria então melhor buscarmos praticar a Misericórdia com elas, por exemplo, sendo mais pacientes com suas fraquezas, buscando nos controlar ao invés de estarmos sempre agindo de maneira grosseira com as mesmas, e, quando tivermos cometido um erro, termos a coragem de ir ao encontro das mesmas e pedir desculpar, pedir perdão?
Não estaríamos nós evangelizando assim os membros da nossa família e outros mudando nossas atitudes para com os mesmos, passando a ter para com eles atitudes de Misericórdia do que continuarmos agindo sempre do mesmo jeito? Com certeza, quando elas perceberem que perseveramos na prática, isso é, na vivência da Misericórdia elas próprias sentirão o desejo de se aproximar de Cristo e da sua Igreja. E darão testemunho de que foram evangelizadas quando com elas praticamos a Misericórdia. Pense nisso, faça uma opção: Evangelizar pela prática da Misericórdia.
Pe. Antônio Aguiar