domingo, 18 de abril de 2010

Anunciar o amor de Deus

Interessante reflexão foi emergindo no meu coração nesta tarde, e, foi a seguinte: "Anunciar a Misericórdia é anunciar o amor de Deus". Sim, o amor de Deus tem diferentes facetas, diferentes formas de se manifestar. Jesus Misericordioso disse a Santa Faustina: "Estou exigindo atos de misericórdia de ti, que devem decorrer do teu amor para comigo" (Diário 742).
Assim sendo, as obras de misericórdia são obras do amor de Deus para com os homens. Para uma pessoa será uma manifestação do amor de Deus dar de comer a ela quando ela tiver fome, outra verá o amor de Deus para com ela quando lhe for dado de beber para matar a sede, outra ainda se sentirá amada somente quando ela tiver o que vestir ou encontrar um lugar onde possa ser acolhida, possa viver, outros serão tocados pelo amor de Deus e o sentirão quando receberem a visita no seu leito de enfermidade ou na prisão.
O amor de Deus pode ainda ser manifesto a uma pessoa quando ela estiver aflita e encontrar uma pessoa que a possa consolar, quando encontrar alguém que lhe dê um bom conselho, uma orientação segura para onde seguir, ou ainda quando se sentir perdoada por aquele a quem ofendeu. Outras poderão sentir o amor de Deus quando alguém corrigir com caridade seus erros, ou ensinar-lhe o certo, de modo a que saia da ignorância, quando ver que alguém reza por ela - como hoje por exemplo pude telefonar a um amigo que se encontra enfermo e manifestar-lhe minha proximidade dizendo-lhe que estava orando por ele - ou quando percebe outra pessoa suporta com paciência as suas fraquezas. Enfim, as obras de misericórdia são uma forma excelente de anunciar o amor de Deus pelas pessoas.
Padre Antônio Aguiar