sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Aceitar correções

Lembro-me de um tempo em que quando alguém me corrigia, já tinha a resposta na ponta de língua. Não gostava de ser corrigido. Achava um desaforo da parte da pessoa que demonstrava tamanha ousadia. Mas o tempo passa e a gente vai amadurecendo, Deus vai realizando a sua obra.
Quem participa de uma Comunidade de Vida e Aliança precisa estar sempre disposto a corrigir e a deixar-se corrigir, desde o fundador até outro Missionário todos precisam estar abertos a viver esta dinâmica. Estes dias, alguém se aproximou de mim para me corrigir. Corrigir quem está errado, é uma obra de Misericórdia. Foi muito bom, foi uma excelente oportunidade para crescer no relacionamento com a pessoa que deu este passo, já que pode ser que algum prefira manter no silêncio do seu coração aquilo que desejaria dizer, mas não encontra coragem - ou quem sabe seja omissão mesmo - em corrigir o outro.
Pude pedir desculpas, pude explicar-me ao outro, dizer-lhe da minha verdade. Agradeci pela partilha. Quero agradecer a você que alguma vez teve a coragem de me corrigir, e agradecer também pela oportunidade que me oferece de às vezes lhe corrigir.
Padre Antônio Aguiar

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Pecador x Pescador

No fim de semana fiquei impressionado com a Misericórdia de Deus. O evangelho falava do episódio em que os discípulos estavam pescando. Passaram toda a noite pescando e não haviam pescado nada. Mas, de repente, Jesus se colocou dentro do barco e disse para eles lançarem a rede. Obedeceram e pescaram tamanha quantidade de peixes que não podiam sozinhos arrastar a rede. Precisaram de ajuda. Pedro disse a Jesus: "Afasta-te de mim, porque sou pecador!" E Jesus lhe responde: "Tu serás pescador de homens!"
Percebi que a única diferença entre as palavras pecador e pescador é a letra s. E a pergunta que me veio ao coração: O que pode tornar um pecador, pescador de homens? E na segunda leitura da Liturgia de domingo, São Paulo dizia: "Sou o que sou pela graça de Deus!" Resposta: A graça de Deus pode tornar um pecador, pescador de homens. Assim age a Misericórdia. De fato, Deus não vê as coisas como os homens vêem. A Misericórdia dele pode fazer de um pecador, pescador de homens.
Pe. Antônio Aguiar