quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mente vazia é oficina do diabo

Fiquei impressionado com os textos bíblicos deste dia - 19 de Agosto. No Evangelho o Senhor fala do patrão que saindo ás 9, ás 12, ás 15 e às 17 viu homens sem trabalho e mandou-os trabalhar na sua vinha e no final pagou o mesmo salário a todos. (Cf. Mt 20,1-16a) Entendi que Deus não quer ninguém desocupado, mas quer que todos estejam de alguma forma sempre ocupados. Então, me lembrei do Diário 1127 onde Santa Faustina escreve: Em determinado momento, vi satanás, que se apressava e procurava alguém entre as irmãs, mas não encontrava. Senti na alma a inspiração de lhe ordenar, em nome de Deus, que me confessasse o que estava procurando entre as Irmãs. E confessou, embora de má vontade: "Estou procurando almas ociosas". Então, novamente ordenei, em nome de Deus, que me disse a que almas tem mais fácil acesso no convento e, outra vez confessou-me de má vontade: "As almas preguiçosas e ociosas".
Já a primeira leitura tirada de Jz 9, 6-15 mostra que nenhuma das árvores: a oliveira, a figueira e a videira quiseram renunciar à sua ocupação para reinar sobre as outras plantas, pois assim poderiam permanecer desocupadas. Esta é uma verdade fundamental: Gente desocupada é oficina do diabo. Então lembrei-me da preocupação de minha mãe em manter os filhos sempre ocupados - ora vendendo biscoito, pão de queijo, pastel, salgado na rua; ora trabalhando na roça, ora colocando-nos para debulhar milho ou catar feijão de modo a termos quase ou nenhum tempo para ficarmos na casa dos outros. Sabedoria de uma mulher simples, mas que entendeu o evangelho. Então, não devemos reclamar quando estivermos cansados e sempre ocupados, pelo menos desta forma o diabo não vai encontrar forma de se utilizar de nós pra realizar o mal.
Como conclui Santa Faustina: Alegrem-se as almas atarefadas e cansadas.
Pe. Antônio Aguiar

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Levar Jesus às pessoas

Contemplando a visitação de Maria a Isabel pude compreender algo muito importante para nós, Anunciadores da Misericórdia. Maria havia recebido o maior de todos os tesouros: o Filho de Deus havia se encarnado em seu seio. Ela poderia muito bem ter guardado consigo aquele tesouro somente para si, mas não. Ela não agiu desta maneira.
Maria entendeu que tendo recebido um grande tesouro, uma grande alegria, não poderia guardá-la somente para si, ela que havia sido beneficiada pela Misericórdia de Deus precisava partilhar com outros a Misericórdia recebida. E o fez visitando Isabel, levando à mesma Jesus Misericórdia Encarnada em seu seio. Esta foi a maneira concreta de Maria anunciar a Misericórdia. Hoje, a Igreja, através do documento de Aparecida nos diz que não podemos ficar mais esperando que as pessoas venham à Igreja, mas é a Igreja quem deve ir ao encontro das pessoas, de modo a levar Jesus de pessoa a pessoa, de casa em casa, de comunidade em comunidade.
A Igreja está convocando todos os batizados a entrar naquilo que ela chama de Missão Continental, a estar em estado permanente de Missão. Maria nos ensina o que significa isso: significa estar disposto a levar Jesus, a anunciar a Misericórdia que é o próprio Jesus a todas as pessoas utilizando-se de todas as maneiras para isso.
Então, cada um precisa arregaçar as mangas e realizar o desejo de Jesus: "Fala a todos da Minha Misericórdia. Que todos os homens conheçam a Minha Bondade, pois o meu amor e a Minha Misericórdia não conhecem limites". (Citação livre do Diário de Santa Faustina)
Pe. Antônio Aguiar