segunda-feira, 25 de maio de 2009

Encontro das Capelinhas em Lagoa da Prata


Neste último fim de semana - 23 e 24 de maio - em Lagoa da Prata aconteceu o 2º Encontro das Capelinhas da Divina Misericórdia promovido pelas corajosas Coordenadora Paroquial Dona Corina, mais a sua Secretária dinâmica e eficiente: Eulália. Tudo com o auxílio e a presença dos Zeladores do Projeto Misericórdia nas Famílias apoiadas pelo zeloso Pároco da Paróquia São Carlos Borromeu em Lagoa da Prata - Pe. João.
Cerca de 300 pessoas - nos dois dias - participaram do Encontro onde refletimos a passagem de Jesus Misericordioso do Diário 742: "Esta Imagem deve lembrar aos homens a necessidade de praticarem a Misericórdia, pois mesmo a fé mais forte de nada serve sem as obras".
Refletimos sobre a necessidade daquele que recebe a visita de Jesus Misericordioso na sua casa através da Capelinha de buscar viver os três aspectos que tornam uma pessoa forte: o silêncio - aprender a silenciar e a falar somente na hora certa, já que o silêncio é uma arma poderosa que corta tudo o que toca; a paciência - uma vez que uma das obras de misericórdia é suportar comn paciência as fraquezas do próximo; a oração: um meio poderoso pelo qual nos vem todas as graças. Ouvimos ainda a necessidade de se acolher bem Jesus Misericordioso em sua casa e rezar sempre o Terço da Misericórdia que é uma meio utilizado por Deus para conceder muitas graças.
Aprofundamos o papelo do zelador e do coordenador paroquial, vimos que quando praticamos a Misericórdia estamos anunciando o Evangelho com a vida e com as obras, enfim, foi um forte momento de espiritualidade e de oração para todo o povo de Deus, reanimando as forças do povo cristão.
Foi entregue o Manual do Projeto Misericórdia nas Famílias aos Zeladores e, enfim, tudo muito bonito e agradável. Peço a Deus que sustente a caminhada destes nossos irmãos e os abençoe com sua Misericórdia.
Pe. Antônio Aguiar