segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A Imagem de Jesus Misericordioso

Quando Jesus Misericordioso, apareceu a Santa Faustina Kowalska, no dia 22 de fevereiro de 1931, e pediu a ela; “Pinta uma imagem de acordo com o modelo que estás vendo e com a seguinte inscrição: “Jesus eu confio em vós” O que Jesus na verdade estava pedindo a ela, era que colocasse numa tela a tradução desta passagem da escritura ( João 20,19-29). Porque na verdade a imagem da Divina Misericórdia como nós vemos e veneramos é a pessoa de Jesus ressuscitado, desse mesmo que nos fala o Evangelho.
Os discípulos que estavam no cenáculo de portas trancadas por medo dos Judeus, e Jesus vai ao encontro deles, para levar-lhes ânimo, para ressuscitar neles a alegria, e que pudessem experimentar uma nova força e encher-se de coragem e partir para anuncio do Evangelho.Temos aqui uma devoção que tem origem bíblica, e a imagem que o Senhor nos convida a venerar é esta imagem de Jesus Misericordioso e precisamos entender que quando Jesus pediu a ela, não foi fácil realizar os desejos do Senhor. Para nós como apóstolos da misericórdia de Deus, precisamos entender esta imagem: Em primeiro lugar São João Crisóstomo nos fala que do lado aberto de Cristo nasceu a Igreja. Quando o soldado abriu o coração de Jesus ali vemos o nascimentos da Igreja, ali nasceu os sacramentos. Quando Santa Fautisna insiste com Jesus para lhe explicar o significado dos raios que saem do seu coração Ele explica, que os raios vermelhos significa a vida das almas e os raios brancos que significa a água que justifica as almas.
Portanto o Sacramento da Eucaristia, do Batismo e todo os demais sacramentos, de modo que ao nos encontrarmos diante da imagem de Jesus, somos convidado a conhecer ainda mais o mistério do corpo místico da Igreja na qual eu e você pertencemos e somos convidados por Ele a nos aproximarmos da fonte da misericórdia que Ele abriu para nós, fonte do perdão, da misericórdia que é o sacramento da confissão e nos alimentarmos do seu corpo e sangue que nos é dado na Eucaristia. Por isso, nós podemos perceber que a Divina misericórdia nos introduz no coração da Igreja, e podemos fazer a experiência de uma fé comprometida e precisamos perceber que além de mandar pintar a imagem, Ele deseja que todos nós possamos venerar a sua imagem. Ele disse a Santa Faustina: “Essa imagem será primeiramente venerada na capela das vossas irmãs e depois será venerada pelo mundo inteiro”.O Senhor deseja que o veneremos, que nos coloquemos diante d'Ele com profunda confiança. Esta frase que está escrita aos pés da imagem: “ Jesus eu confio em vós” é para nós um programa de vida, é para mim e você um convite a depositarmos inteiramente a nossa confiança na misericórdia de Deus. Sabemos que muitas vezes precisamos buscar soluções para diferentes realidades e problemas e não podemos ficar parados esperando que as soluções cheguem até nós, mas precisamos dar passos. Algumas vezes tentamos de todas as formas conseguir soluções, e nos agitamos, nos desgastamos, e só depois de ter esgotado tudo aquilo que humanamente poderíamos fazer, somente nesse momento é que nos lembramos da misericórdia de Deus, só então nos voltamos para Ele, porque já não temos em nós a força que pensávamos que tínhamos.
Em muitas passagens da Palavra de Deus o Senhor vai colocando de maneira muita clara, de que a fé é necessária para que a cura aconteça, e Jesus muitas vezes pergunta às pessoas que se aproximam d'Ele: Tu crês que eu posso fazer isso? E a resposta da pessoa é: Sim Senhor eu creio. E Ele responde: “Seja feito conforme a tua fé”.É isso que Jesus deseja que você compreenda, quando você se encontrar diante da imagem da Divina Misericórdia, entenda, que Ele espera também que você manifeste esta fé na pessoa d'Ele, que você demonstre esta confiança total e profunda, a certeza no seu coração e que de fato você acredite que Ele pode realizar na sua vida aquilo que você deseja e então será feito conforme a sua fé.No diário existem algumas passagens por meio das quais o Senhor vai nos dizendo que Ele deseja nos conceder graças, benção e milagres em nossas vidas por meio desta imagem, e uma delas está no número 327 do diário que diz: “Ofereço aos homens um vaso com o qual devem vir buscar graças na fonte da misericórdia, o vaso é a imagem com a inscrição: “Jesus eu confio em vós”.Então se você precisa de graças se aproxime com confiança da imagem da Divina Misericórdia, coloque-se com fé diante d'Ele e o Senhor lhe concederá muitas graças.
Padre Antônio Aguiar

Ecos de um Encontro

Neste último fim de semana - 23 a 25 de Outubro - tivemos o Encontro dos Apóstolos da Misericórdia em Cachoeira Paulista, na Canção Nova. Ricardo e Eliana Sá, Padre Ednilson do Santuário da Divina Misericórdia de Curitiba - PR e Padre Antônio Aguiar da Comunidade Anunciadores da Misericórdia. Os temas foram bastante variados: além das cinco pedrinhas da devoção à Divina Misericórdia, que são as cinco formas de se praticar a Misericórdia que Jesus revelou a Santa Faustina: a Imagem de Jesus Misericordioso, a Festa da Misericórdia, a Hora da Misericórdia, o Terço da Misericórdia e a Propagação da Misericórdia; tivemos uma pregação sobre o Fruto da Misericórdia: a conversão e o Anúncio da Misericórdia.
Um verdadeiro Encontro com a Misericórdia. Alguns ecos já durante o encontro começaram a nos chegar: um casal que estava acompanhando pela televisão o encontro em São Paulo - Capital sentiu-se tão profundamente tocado pelas pregações que resolveram sair de casa e vir a Cachoeira Paulista para se confessar com um dos padres e assim retomar a sua amizade com Jesus. Outra pessoa fez-nos chegar o seu testemunho onde dizia que ele há muito sentia desejo de voltar pra Deus realizando uma boa confissão de coisas que sentia havia escondido em outras confissões. Reconciliou-se e dizia-nos em um testemunho escrito que nos fez chegar ser o homem mais feliz do mundo.
Foi ficando claro para nós que tivemos a responsabilidade de pregar o encontro que era o momento preparado por Deus para que todos os devotos da Misericórdia pudessem se aglomerar em Cachoeira Paulista como uma única família para aprofundarmos o conhecimento da Misericórdia de Deus. Houve fortes momentos de oração e de entrega à Misericórdia, o compromisso de nos tornarmos verdadeiros apóstolos da Misericórdia realizado diante do quadro de Jesus Misericordioso. No próximo ano se Deus quiser durante o mês de Setembro teremos a oportunidade de nos encontrar novamente.
Padre Antônio Aguiar