segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Luta interior


Santa Faustina assim escreve: "Começo o dia com luta e termino com luta". Assim o é. Iniciamos o dia com luta, passamos o dia com luta e terminamos o dia com luta. A vida é uma luta contínua.


São Paulo em Ef 4, 22-24 escreve: "Precisais deixar a vossa maneira antiga de viver e despojar-vos do homem velho, que vai se corrompendo ao sabor das paixões enganadoras. Precisais renovar-vos, pela transformação espiritual da vossa mente, e vestir-vos do homem novo".


Despojar-se do homem velho e vestir-se do homem novo. Eis a verdadeira luta que diariamente travamos, e que não é uma luta fácil, antes pelo contrário é uma luta muito difícil porque é uma luta contra as tendências da nossa natureza. Algumas vezes obtemos vitória, outras nem tanto, acabamos por cair. Mas, mesmo as quedas não devem ser motivo de desânimo para nós. Antes, pelo contrário deve ser motivo para com humildade reconhecermos que quisemos contar muito conosco e pouco com Deus. Este é o motivo da maior parte de nossas quedas.


Quando aprendermos a contar mais com Deus, então obteremos mais vitórias. Acima de tudo, não se pode estacionar na luta. Diariamente é preciso aplicar-se ao combate usando as armas espirituais que Deus coloca à nossa disposição para o nosso fortalecimento: a oração, a adoração, confissão, a comunhão, o Terço, a Palavra de Deus, etc...


Busquemos lutar. Jesus Misericordioso assim disse a Santa Faustina: Não tenhas medo da luta. A própria coragem muitas vezes afasta as tentações, que não ousam então nos acometer. (Diário 1760)


Então, lutemos.


Padre Antônio Aguiar