sexta-feira, 15 de maio de 2009

É possível amar?

Esta pergunta em veio hoje ao coração ao fazer o estudo bíblico em cima da palavra de Jesus: "Amai-vos como eu vos amei". A conclusão foi que de fato é possível amar, não porque somos capazes de amar, mas por que somos amados conforme nos atesta a 1Jo 4,10: "E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados". Deus nos amou. Para que eu possa amar o primeiro passo é reconhecer isso. Deus me amou por primeiro. Reconhecer e assumir. Pois entre o reconhecer e o assumir existe um passo grande.
Dei-me conta de que sempre reconheci que Deus me amava, mas percebi que isso não era suficiente para convencer o meu coração de que eu devia amar também aqueles que o mesmo tinha dificuldades em aceitar e em conviver. Pelo contrário, achava-me no direito de decidir quem amar e quem não amar, dividindo as pessoas em dois blocos: aqueles que eu amava e aqueles que eu não amava. Foi somente quando passei por uma experiência muito dolorosa, por uma ameaça de morte foi que pude experimentar o amor de Deus de forma real, pois apelei para ele como nunca havia apelado e confiei nele como jamais havia confiado. O resultado foi uma real tranformação na minha vida e no meu coração: Deus me transformou de uma forma tão profunda que hoje ele me concede a graça de poder amar.
Esta transformação não se deu toda de uma vez, mas é um processo diário; demorado mas constante que perdura toda a vida. A luta sempre vai existir, pois, amar nunca foi e jamais será fácil, mas não me resta outra opção senão amar, pois como o próprio Cristo disse: "Nisto todos reconhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes como eu vos amei".
Pe. Antônio Aguiar