segunda-feira, 20 de julho de 2009

Água mole em pedra dura


Diz o ditado: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Como entender o significado deste ditado. Ofereço uma interpretação que me vem ao coração. Pensando em Santo Agostinho, no coração inquieto que ele tinha, de forma a buscar constantemente a verdade, perfazendo para isso um grande percurso distante de Deus, penso em sua mãe: Santa Mônica - que enquanto Agostinho se encontrava perdido, sem saber para onde ir - dirigia ao Senhor preces e lágrimas suplicando ao céu a conversão do filho, que ele tivesse o seu encontro pessoal com Jesus como nos diz o Documento de Aparecida.

E foram anos instindo oportuna e inoportunamente diante do céu pela conversão do filho. Como cai esta passagem do Diário 1448: Ainda que a alma esteja em decomposição como um cadáver e ainda que humanamente já não haja possibilidade de restauração, e tudo já esteja perdido, Deus não vê as coisas desta maneira. O milagre da misericórdia de Deus fará ressurgir esta alma para uma vida plena. Para os homens o caso de Agostinho era um caso perdido, que humanamente falando não havia a menor possibilidade de conversão, mas Santa Mônica acreditava que água mole - lágrimas e oração - em pedra dura - insistindo diante de Deus durante anos - tanto bate - a oração e as lágrimas alcança o coração de Deus - até que fura - que obtêm a conversão, a mudança, a restauração. Ela via as coisas como Deus mesmo vê. Jamais deixou de acreditar na conversão do filho, por isso, dizem alguns que ela rezou e derramou lágrimas por cerca de trinta anos.

"É pela perseverança que sereis recompensados". Deus recompensou sua perseverança na oração - é isso que este ditado quer nos dizer. É possível que façamos a mesma experiência que Santa Mônica, que obtenhamos o que humanamente não nos é possivel, pela Misericórdia. Afinal, "Água mole..."

Padre Antônio Aguiar