sábado, 21 de agosto de 2010

Conhecimento de mim mesmo

Deus tem me dado a oportunidade de me conhecer a mim mesmo, e, mesmo quando eu quero algumas vezes fugir da verdade de mim mesmo, ele tem se utilizado de pessoas queridas para me fazer chegar a verdade de mim mesmo, aquilo que desejaria ver bem longe de mim, aquilo que preferiria não enxergar.
Enfim, a primeira reação é eu ficar tonto, completamente zonzo, sem saber por onde começar, mas, logo em seguida procuro dirigir meus olhos para a Misericórdia e então tenho a oportunidade de perceber como a Misericórdia de Deus me ama e me acolhe, como ela me conhece e como acredita em mim exatamente como sou. Somente olhando para a Misericórdia posso entender que também é Misericórdia de Deus este conhecimento de mim mesmo, pois preciso aprender a lidar comigo mesmo, a conhecer-me para poder até entender o amor de Deus por mim.
Um amor que não ignora o que sou, que não é cego, mas verdadeiro pois assume toda dimensão do meu eu. Sinto-me um pouco como a casa onde moro, totalmente em obras, coisas quebradas, poeira por todo lado, algumas arrumadas, outras por arrumar, enfim, sei que isso é por um tempo. Deus está mexendo. E mexendo muito. O único ditado que nesta manhã me vinha ao coração quando estava rezando sobre isso, é esta palavra de Jesus Misericordioso: "Agrada-me que suportes com paciência a ti mesma!" Não tem jeito, não adianta ter pressa. É preciso esperar o novo de Deus emergir, como ele quiser, quando ele quiser e como ele quiser. Esperar se faz necessário. É uma espera difícil, dolorosa, mas purificadora.
Eu descobri neste processo o quanto sou orgulhoso, o quanto é difícil deixar o orgulho de lado para deixar Deus agir, afinal queremos sempre ter o controle né?
Enfim, decidi deixar Deus conduzir, Deus me levar, Deus fazer o que precisa ser feito, doa o que doer, custe o que custar.
Reze por mim e comigo para que Deus complete em mim a obra iniciada.
Deus abençoe.
pe. Antônio

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Imagens são necessárias?

Uma boa pergunta: Qual o motivo pelo qual existem Imagens na Igreja Católica?
Primeiro: “A iconografia cristã transcreve pela imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela Palavra. Imagem e Palavra iluminam-se reciprocamente”. (CIC 1160)
Por esta passagem do Catecismo da Igreja Católica já temos uma explicação pela qual existem Imagens na Igreja Católica, por exemplo, no caso da Imagem de Jesus Misericordioso. Podemos através da Sua Imagem a mensagem evangélica do Cristo que com seus gestos de bondade e misericórdia atraía os pecadores a si, e, de modo particular nos mostra através da mesma – por se tratar da Imagem do Ressuscitado que traz em si as marcas da Paixão - que a Misericórdia de Deus é maior que o pecado e que a própria morte.
Segundo: “Por meio de seus ícones, revela-se à nossa fé o homem criado ‘à imagem de Deus’ e transfigurado ‘à sua semelhança’, assim como os anjos, também recapitulados em Cristo”. (CIC 1161)
A Imagem de Jesus Misericordioso revela ao homem que ele foi criado à Imagem de Deus, e, portanto, chamado a viver em busca da restauração desta mesma Imagem em si. Isso será possível, na medida em que o homem buscar confiar na Misericórdia e no Amor de Deus que é maior que seus pecados e que a própria morte. Esta confiança suscitará no coração do mesmo o desejo de transfigurar “à sua semelhança’, de viver este amor e esta misericórdia no dia a dia nos relacionamentos fraternos.
As Imagens são sacramentais, pois têm o objetivo de ao olharmos para elas nos ligarem, nos conectarem imediatamente com Deus. Por isso, elas são necessárias.
Padre Antônio Aguiar (Anunciador da Misericórdia)

Questionário para os Zeladores das Capelinhas de Jesus Misericordioso

Para que possamos ajudar você Zelador da Capelinha de Jesus Misericordioso no seu trabalho contamos com a sua colaboração respondendo o seguinte questionário e nos enviando para o seguinte endereço: soszelador@gmail.com
1-Qual a maior alegria que você experimenta como Zelador da Capelinha de Jesus Misericordioso?
2-Qual a maior dificuldade que você enfrenta?
3-Você se sente acolhido por seu Pároco e comunidade paroquial neste trabalho?
4-Que sugestões você nos daria para podermos ajudar você?
5-Você gostaria de receber a visita do Pe. Antônio Aguiar ou da Equipe de Missionários que trabalha com o mesmo em sua cidade?
6-Você encontraria alguma dificuldade em organizar um grupo de aprofundamento da Misericórdia em sua cidade?
7-Você pensa que seria bom ter um Coordenador Paroquial? Que mudanças você vê acontecer na vida de quem recebe a Capelinha?
9-Como seus Zelados acolhem e cuidam da Capelinha de Jesus Misericordioso?
10-Você percebe que eles praticam obras de Misericórdia espirituais e corporais?
11-Como você se relaciona com os outros Zeladores da sua cidade?
12-Qual é a maior necessidade que você percebe em seus zelados: precisam de oração ou de formação? Ou dos dois?
13-Você recebe a revista Anunciadores da Misericórdia?
14-Você tem motivado a confiança na Misericórdia de Deus em seus Zelados? Como você percebe que eles vivem essa confiança na misericórdia de Deus?
15-Como poderíamos organizar as capelinhas a nível paroquial, o que você pensa? Alguma sugestão?
16-Você conhece e visita o blog: anunciadoresdamisericordia.blogspot.com?

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Clamar por Misericórdia

Quem de nós alguma vez não passou por situações de "aperto" em que parecia nao haver nenhuma saída ou solução humana?
Se remexermos nas nossas lembranças, quantas situações não encontraremos em que fomos socorridos por uma mão paterna ou materna, de um amigo ou de um simples conhecido que "teve misericórdia" de nós? Abriram-se soluções onde não parecia haver solução, a solução não veio de Deus? Você clamou por misericórdia e ele veio em seu socorro?
Faça um esforço por lembrar-se destas situações e pense na importância da Misericórdia de Deus na sua vida.
Pe. Antônio Aguiar