quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

É possível mudar os outros?

"Conta-se que um homem passou a vida tentanto mudar o mundo. Quando chegou a uma certa altura da mesma, ele percebeu que não dava pra mudar o mundo, e, então ele quis mudar as pessoas à sua volta. Passado mais um pouco de tempo, ele percebeu que também isso não era possível e percebeu que na verdade ele deveria se esforçar por mudar a si mesmo."
Esta história nos ajuda a entender uma verdade fundamental da nossa vida: devemos parar de querer modificar os outros, para então entendermos que Deus colocou as pessoas ao nosso lado para que através delas, Ele possa nos modificar. Sei - tanto quanto você - que conviver com o outro não é nada fácil, mas é um desafio constante.
Entretanto, um desafio que precisamos enfrentar, certos, de que com o auxílio da graça de Deus conseguiremos superar. O outro me coloca diante do limite de mim mesmo, e, me coloca também diante da grandeza do amor de Deus que permite todas estas coisas para o nosso bem. Como diz o apóstolo: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus!" Concluo com um pensamento que aprendi em uma das peregrinações de que participei: "Tudo favorece, a quem não se aborrece e ainda agradece".
Padre Antônio

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Terço da Misericórdia - Promessas

As postagens que vinha fazendo no blog da Capelinha da Misericordia estou transferindo para aqui, de modo que fique apenas um blog e eu possa dar mais atenção ao mesmo.
- Recita o Terço que te ensinei, que a tempestade cessará. Logo comecei a recitar esse Terço, e nem cheguei a termina-lo quando a tempestade de repente cessou, e ouvi estas palavras: - Por ele conseguirás tudo, se o que pedires estiver de acordo com a Minha vontade. (Diário 1731)
Reze o Terço. Deus te ouvirá por meio dele.
Pe. Antônio Aguiar

Lidar consigo mesmo

Estes dias durante minha oração pessoal, fui me dando conta de que existiram momentos em que eu falhei, em que não tive cem por cento atento e acabei "pisando na bola". Acabei por dar-me conta do quanto às vezes eu tenho sido exigente comigo mesmo, de modo que senti interiormente que uma cobrança estava começando em relação à mim mesmo.
Foi aí que brotou interiormente as palavras que Jesus Misericordioso disse a Santa Faustina: "Agrada-me que suportes com paciência a ti mesmo". Como fez-me bem ouvir interiormente Jesus Misericordioso falando-me. Imediatamente senti que devia procurar não dar espaço àquela tentação que vinha querendo retirar-me do eixo, da direção à qual ele mesmo me introduziu. Pude estar mais vigilante em relação a isso, a não alimentar a cobrança, mas a exercitar-me na paciência comigo mesmo.
Testemunho que este é um exercício diário e que o Senhor aos poucos me vai dando a palma da vitória. Pude ao final do dia agradecer ao Senhor por ter-me alertado logo de manhã, e, desta forma pude estar vigilante o dia todo para não perder a paciência comigo mesmo.
Deus o abençoe.
Pe. Antônio Aguiar