quarta-feira, 9 de junho de 2010

Santuário

Sabemos que o ser humano não nasce pronto, mas ao longo da vida ele está sempre em construção. Me lembro de ter ouvido o testemunho de um conhecido homem de Deus de quem as pessoas de sua Comunidade esperarem muito dele, mas, de vez em quando esbarravam na sua humanidade. Certa vez disse ele a seus filhos espirituais: “Me desculpem, mas estou em construção”.
Todos nós, Santuários no qual o Espírito Santo habita, estamos em construção. E para colaborar com a nossa construção, Deus coloca ao nosso lado pessoas, permitam que aconteçam situações, que surjam realidades pelas quais somos convidados por ele a viver a misericórdia, a procurar administrar com Misericórdia, e, desta forma, vamos permitindo que Ele vá construindo em nós o Santuário da Sua Misericórdia.
É neste sentido que a construção de um Santuário templo de pedra tem sentido: se em primeiro lugar eu entender que o Santuário pessoa que sou eu está sendo construído pelo Senhor. E sou construído quando me disponho a praticar a Misericórdia. “Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus.” – diz o Apóstolo. Sim, tudo concorre para a vivência da Misericórdia, todas as situações, pessoas, etc... que acontecem concorrem para me ajudar a viver a Misericórdia, para a construção do Santuário que sou eu.
Deixe Deus construir em você o Santuário da Misericórdia que ele deseja. Decida hoje praticar a Misericórdia.
Padre Antônio Aguiar (Anunciador da Misericórdia)

domingo, 6 de junho de 2010

Estudo Bíblico

No meu estudo bíblico deste dia 06 de junho, fiquei impressionado com a solidariedade de Deus com aquele que sofre. No evangelho Jesus sente compaixão da viúva de Naim que levava o corpo do filho ao cemitério, seu único filho. Em virtude do sofrimento desta mulher, Jesus para o ferétro e ressuscita o jovem falecido.
Na primeira leitura, é através do profeta Elias que ele mostra a sua solidariedade. O filho da viúva em cuja casa fora hospedado falecera. Esta mostra sua dor suplicando o socorro do profeta junto a Deus. E Deus mostra a sua solidariedade para com aquela mulher, ressuscitando seu filho agora através das orações do profeta Elias. Me fez lembrar a passagem do livro do Êxodo onde ao falar com Moisés, Deus disse: "Eu vi o sofrimento do meu povo e desci para o libertar do mesmo". E a seguir diz a Moisés: "Vai, eu te envio para que tires o meu povo do Egito".
Ainda o testemunho de Jesus quando vê a multidão faminta que o acompanha e lhe comove o coração, diz aos discípulos que devem ser eles a dar de comer aquelas pessoas: "Dai-lhes vós mesmos de comer!" Isso mostra que Deus quer hoje mostrar sua solidariedade ao seu povo por meio de mim e de você, através da prática das obras de misericórdia. De fato, quando pratico uma obra de misericórdia estou mostrando às pessoas que Deus é solidário com elas em seu sofrimento, é solidário com elas seja qual for a situação em que elas se encontrem.
Permitamos que o Senhor por meio de nós mostre a sua solidariedade ao seu povo. Pratiquemos obras de misericórdia.
Pe. Antônio Aguiar