sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Misericordia está sempre disponível

A Misericordia está sempre disponível. Ela aguarda a hora da nossa conversão. (Bento XVI)
Comento a primeira parte. A Misericórdia está sempre disponível. Sempre. Não é a toa que a Imagem de Jesus Misericordioso tem por característica particular seu coração aberto pela lança donde jorram sangue e água. Um Coração que foi e sempre permanecerá aberto para todos, de onde a Misericórdia jorra e sempre jorrará, mostrando que ela está sempre disponível.
Quando dizemos que a Misericórdia de Deus é infinita, estamos querendo dizer exatamente isso: que ela não se fecha, mas está sempre aberta, sempre disponível como sempre é a sua prontidão em nos perdoar.
Agora, eu é que preciso me perguntar se estou sempre disponível a praticar a misericórdia com o próximo. Sei que a minha natureza é falha, e por isso, limitada. Só em Jesus poderei encontrar esta disponibilidade de praticar a misericórdia sempre. Não é a toa que rezamos: "Doce Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao Vosso".
Continuemos rezando e pedindo a Jesus essa graça, de termos um coração semelhante ao dele: sempre disponivel a perdoar, a ter Misericórdia.
Não nos esqueçamos do que está na Palavra: "O juizo será sem misericórdia, para quem não praticar a misericórdia. Mas a Misericórdia triunfa sobre o juízo".
Pe. Antônio Aguiar

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ENCONTRO COM PADRE DELTON

CONVIDAMOS VOCÊ PARA PARTICIPAR CONOSCO DE UM RETIRO FECHADO COM O PADRE DELTON NOS DIAS 12-13 DE SETEMBRO.
INSCRIÇÃO NA CASA MISSIONÁRIA DE SÃO GONÇALO. PEDIMOS R$ 3,00 PARA AJUDAR NAS DESPESAS.
INFORMAÇÕES: 26048744
No Diário de Santa Faustina n º 742, Jesus Misericordioso disse-lhe: "Eu te ensino três formas de praticar a misericórdia para com o próximo: a primeira é a ação, a segunda a palavra e a terceira a oração". Estive ontem - dia 30 de Agosto - em Aparecida, e rezando diante da imagem de Nossa Senhora e depois na Capela do Santíssimo Sacramento foi-me dado o entendimento de que Maria quando foi à casa de Isabel nos ensina a anunciar a Misericórdia destas três formas.
1°-Pela ação: Maria ama concretamente, através dos seus atos. Que ato maior de amor que aquele de percorrer uma distância equivalente mais ou menos a 13o km, para se colocar a serviço do outro? E ao chegar naquele local, ainda permanecer ainda três meses realizando os trabalhos de casa para ajudar Isabel? Maria de fato é exemplo de alguém que anuncia a Misericórdia através dos atos.
2°-Pela Palavra: Ouvi certo pregador dizer que Isabel, devido ao fato de ter ficado grávida em idade avançada foi tomada de uma vergonha que a levou a se fechar em casa, de modo que acabou desenvolvendo uma certa depressão, uma certa tristeza que acabou levando-a até mesmo a perder as forças para fazer os serviços de casa. Então, quando Maria chega à sua casa trazendo Jesus e a saúda, é como se Isabel naquele momento fosse curada. A Palavra diz que ela ficou cheia do Espírito Santo, e, ao mesmo tempo quando Isabel responde à saudação de Maria ela o faz com estas palavras? "Donde me vem a alegria de vir a mim, a mãe do Meu Senhor?" Isabel recupera a alegria e com isso a saúde física e psicológica.
3°-Pela oração: Maria entoa o maravilhoso cântico que todos conhecemos como Magnificat que é uma maravilhosa oração que brota dos seus lábios. Podemos contemplar nesta oração - da qual Isabel é testemunha, já que foi proclamada diante dela: “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os que tem planos orgulhosos no coração. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Encheu de bens os famintos, e mandou embora os ricos de mãos vazias. Acolheu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”.
Nela, Maria exalta a Misericórdia de Deus que se manifesta de modo simples e contundente. É como uma oração de cura interior que Isabel vai ouvindo brotando dos lábios de Maria repleta do Espírito Santo. Maria está reconhecendo também a fidelidade de Deus para com os simples e os humildes como ela própria, e como Zacarias e Isabel.
Pedirmos a Jesus que olhando para Maria possamos aprender com ela a praticar a Misericórdia pela ação, pela palavra e pela oração deve ser uma oração a brotar dos nossos lábios.
Pe. Antônio Aguiar