segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Observar 2

Continuando o último artigo deste Blog foi um dos mais comentados até o presente momento - uma vez que embora tenha muitos leitores, poucos se dispõem a comentar o assunto abordado. Seja como for, dos comentários que foram feitos ao artigo foram dadas boas dicas que penso será proveitoso aprofundar.
Duas coisas que devem acompanhar a atitude de observar é a Paciência e a Ponderação.
Paciência: Do lat. patientia.Substantivo feminino. 1.Qualidade de paciente.
2.Virtude que consiste em suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc., sem queixas e com resignação. 3.Perseverança tranqüila. 4.Conformação abúlica e indolente; pachorra. 5.Entretenimento que consiste em reunir as peças separadas de um mosaico para formar uma figura. 6.Passatempo para uma só pessoa, no qual se fazem diferentes combinações com cartas de baralho, seguindo determinadas regras. 7.Bot. Planta da família das poligonáceas (Rumex patientia). Interjeição. 8.Designa conformação, resignação.
Aplicada à arte de observar a paciência consiste na perseverança tranquila e até na virtude de suportar as dores, incômodos, infortúnios, etc... à espera do que pode resultar daí.
Ponderar: Verbo transitivo direto. 1.Examinar com atenção e minúcia; apreciar maduramente; considerar, medir, pesar: O relator só dará parecer depois de ponderar cada argumento. 2.Expor, alegar (coisa importante, que merece reflexão, ponderação):
Ponderara que a abdicação seria humilhante. 3.Ter em consideração; considerar:
Ponderai o possível resultado de cada ato antes de o praticar..Mat. Atribuir pesos para extração de uma média a (uma grandeza ou uma função). Verbo transitivo direto e indireto. 5.Dizer em defesa de uma opinião; alegar, observar: Experiente, ponderou aos jovens que atentassem para a História.
Aplicado à arte do observar ponderar será examinar com paciência e com atenção, apreciando maduramente, considerando, medindo e pesando bem a realidade observada, para daí tirar uma conclusão e chegar a uma decisão.
O que sei é que a paciência concede à pessoa a possibilidade de ponderar maduramente. Concordo plenamente com Santa Faustina quando diz que a paciência sempre conduz à vitória, pois, o paciente sabe esperar ponderando e sabe ponderar esperando. E como diz a Palavra: "A esperança não decepciona".
Padre Antônio Aguiar

Quem se exalta....