segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pregar sobre a Misericórdia

Nestes dias fui a uma Paróquia celebrar, e, durante a pregação (homilia) disse ás pessoas: "Vou pregar a voces em cima da mensagem que sou chamado a divulgar: a Misericórdia". Ao fim da missa uma pessoa que estava participando da Missa me disse: "Agora sim é o Padre Antônio Aguiar pregando sobre a Misericórdia".
Senti no coração que Deus estava me falando acerca daquela pessoa e de que eu devo falar sempre sobre a Misericórdia independente do lugar onde eu esteja. Acerca disso escreveu o Beato João Paulo II na sua Encíclica sobre a Misericórdia:
"Mas, além disso, em nenhum momento e em nenhum período da história, especialmente numa época tão crítica como a nossa, pode esquecer a súplica à misericórdia de Deus, perante as múltiplas formas do mal que pesam sobre a humanidade e a ameaçam. Tal é o direito e o dever da Igreja, em Cristo Jesus: direito e dever para com Deus e para com os homens. Quanto mais a consciência humana, vítima da secularização, esquecer o próprio significado da palavra «misericórdia», e quanto mais, afastando-se de Deus, se afastar do mistério da misericórdia, tanto mais a Igreja tem o direito e o dever de apelar «com grande clamor» para o Deus da misericórdia. Este «grande clamor», elevado até Deus para implorar a sua misericórdia há-de caracterizar a Igreja do nosso tempo. O homem contemporâneo interroga-se com profunda ansiedade quanto à solução das terríveis tensões que se acumulam sobre o mundo e se entrecuzam nos caminhos da humanidade. Se algumas vezes o homem não tem a coragem de pronunciar a palavra «misericórdia», ou não lhe encontra equivalente na sua consciência despojada de todo o sentido religioso, ainda se torna mais necessário que a Igreja pronuncie esta palavra, não só em nome próprio, mas também em nome de todos os homens contemporâneos".
O homem de hoje precisa da Misericórdia. Tem razão Jesus Misericordioso quando disse a Santa Faustina: "A Humanidade não tera paz enquanto não se voltar com confiança para a Minha Misericórdia" (Diário 300).
Padre Antônio Aguiar