domingo, 13 de março de 2011

Viver sem Deus

<É possível viver sem Deus?>
Esta pergunta me veio ao coração ao ler a passagem do Pai Misericordioso em Lc 15 ou do Filho Pródigo como é mais conhecida. Ali, podemos ver um filho que deseja não mais ser filho nem ser reconhecido como tal, mas que deseja viver uma completa independência em relação ao Pai e a tudo o que diga respeito ao mesmo.
A trama, narrada pelo evangelista entretanto vai mostrando que mesmo que o homem moderno viva e procure agir da mesma maneira que aquele jovem, o homem por mais que queira, mas dia menos dia, vai entender que é impossível não perceber que esta pretensa liberdade e independência total do Pai vai levá-lo irremediavelmente à morte. Não é possível viver sem Deus.
Foi esta a conclusão a que chegou ao jovem - e que muitos tocados pela graça concluem também nos dias de hoje - depois de ter experimentado tudo o que a vida podia lhe oferecer: toda sorte de prazeres, de diversões, como também de decepções e misérias. Uma vida vazia de sentido e de valores é o que reserva o mundo a uma pessoa que se desvincula de Deus, e, que o homem não pode suportar. No fim, ao tomar a decisão de voltar a casa ele encontra um Pai que todo o tempo este usando de paciência com ele (2Pd 3,9) o acolhe e lhe faz entender que a casa sempre foi sua. Rezemos para que muitos neste tempo encontrem o caminho de volta ao Pai.
Padre Aguiar