quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ama teu próximo como a ti mesmo


A 1 Jo 4,20-21 diz: Se alguém disser: "Amo a Deus", mas não ama seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: quem ama a Deus, ame também a seu irmão". Amor a Deus e amor ao próximo estão associados intimamente e não podem ser separados. Mas quem é meu próximo - perguntou certa vez alguém a Jesus?
Ele contou a parábola do Bom Samaritano, daquele homem que os ladrões assaltaram e bateran deixando-o quase morto à beira da estrada. Passaram por ele um levita e um sacerdote que o viram caído à beira do caminho e não pararam para ajudá-lo. Em seguida veio um que passou e vendo-o naquele estado parou, cuidou dele e o levou para a estalagem mais próxima pedindo ao hospedeiro que cuidasse dele e o que gastasse a mais pagaria quando voltasse de viagem. Jesus terminou a narração perguntando: Para você quem foi o próximo dele? Aquele que usou de Misericórdia para com ele - respondeu ele.
Bela definição de próximo. O teu próximo é aquele com quem você precisa usar de Misericórdia: dar de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, vestir, visitar quando enfermo/preso, acolher quando peregrino e enterrar quando morto. Mas também aquele com quem você tem que suportar com paciência, tem que perdoar, dar bom conselho, corrigir e ensinar, rezar e consolar. Quer você goste dele, quer você não goste dele, ele é teu próximo.
Um dia entrei em crise, fui trabalhar em uma paroquia onde tinha muita dificuldade com o colega. Batíamos sempre de frente um com o outro. Havia pensado até em voltar para casa, pois queria ser coerente com a vida que escolhera, mas sozinho não estava conseguindo, era muito voluntarioso, muito cabeça dura, achava que as coisas tinham que ser ao meu jeito. O colega tinha o mesmo perfil. Ora, dois bicudos não se beijam.
Alguém teria que ceder. Um dia aconteceu algo que fez com que nos desentendéssemos. Eu tinha uma celebração a fazer a seguir, mas estava com muita raiva dele. Mas no fundo do coração voltava a frase que se eu tivesse alguma dificuldade com o irmão eu deveria antes de subir ao altar que eu deveria procurá-lo e reconciliar-me com ele antes de continuar. Dentro de mim travou-se uma batalha: a razão queria pedir desculpas, a emoção dizia que não, que ele era o culpado, era ele quem tinha que pedir desculpas a mim. Sendo mais velho, ele tinha que dar o exemplo. Estava travando esta luta interior quando ele passou à minha frente. Juntei as forças que tinha e que Deus me dava naquele momento e disse: "Padre, eu peço desculpas ao senhor". Ele ainda riu da minha cara. Mas, continuei: "Talvez para o senhor o que aconteceu não tenha problema algum, mas para mim sim, porque o evangelho diz que eu não posso subir ao altar antes de me reconciliar com o irmão". Ele me desculpou e pude subir ao altar tranquilo. Eu usei de misericordia com aquele irmão, pois o perdoei e pedi perdão a ele.
Padre Antônio Aguiar

terça-feira, 2 de junho de 2009

Agenda de Junho

Dia 1: 19:30 - Missa na Comunidade Santos Anjos
Dia 2: 19:30 - Missa na Casa de São Gonçalo
Dia 3: 18:00 - Missa Colégio Santa Teresinha 19:00 - Missa Barro Vermelho
Dia 4: 15:00 - Missa na Casa de São Gonçalo
Dia 7: 15:00 - Missa Santuário 9-11:30 - Barro Vermelho
Dia 8: 19:30 - Missa na Casa do Cubango
Dia 9: 15-18: Confissões Casa São Gonçalo 19:00 - Missa Casa São Gonçalo
Dia 13: Peregrinação Cristo Redentor
Dia 15: 19:00 - Missa em Rio Bonito - Padre Dudu
Dia 16: 18:00 - Missa Casa São Gonçalo
Dias 19-21: Sete Lagoas - Missão
Dia 22: 20:00 - Consagração Comunidade Maranata
Dia 23: 19:30 - Missa Casa São Gonçalo
Dia 25: 15:00 - Missa Casa São Gonçalo
Dias 27-28: Campos - substituir Pe. Gilmar
Dia 29: 19:30 - Missa Casa Cubango
Dia 30: 19:30 - Missa Casa São Gonçalo 15-18: confissões Casa São Gonçalo
No livro de Tobias 2,9-14 diz: Ora, aconteceu que um dia, cansado desse trabalho, (Tobit)voltou para a sua casa e deitou-se junto à parede onde adormeceu. Enquanto dormia, caiu-lhe dum ninho de andorinhas esterco quente nos olhos, e ele tornou-se cego. Deus permitiu-lhe que acontecesse essa prova, para que a sua paciência, como a do santo homem Jó, servisse de exemplo à posteridade. Como havia sempre temido a Deus, desde a sua infância e guardado seus mandamentos ele não se afligiu (nem murmurou) contra Deus por causa da sua cegueira. Mas perseverou firme no temor a Deus, e continuou a dar-lhe graças em todos os dias de sua vida".
Impressionou-me deste relato o seguinte versículo: Deus permitiu-lhe que acontecesse essa prova, para que a sua paciência..., servisse de exemplo à posteridade.
Deus permite que nos aconteça alguma prova, para que sejamos exercitados na paciência e assim nossa forma de reagir diante da provação possa servir de exemplo à posteridade, àqueles que virão depois de nós e até mesmo àqueles que caminham ao nosso lado. Em seguida, o Senhor nos descreve o que significa suportar a prova com paciência:
1-Não se afligir, isto é, não se desesperar, nem se deixar dominar pelo medo;
2-Nem murmurar ou reclamar contra Deus querendo saber o motivo pelo qual está passando por aquela prova;
3-Perseverar firme no temor a Deus, não se entregando ao desânimo ou querendo desistir de lutar;
4-Continuar a dar-lhe graças em todos os dias de sua vida.
Fica as palavras de Jesus Misericordioso dirigidas a Santa Faustina no Diário 86: "Não recompenso pelo bom êxito (sucesso), mas pela paciência e pelo trabalho suportado pelo meu nome".
Padre Antônio Aguiar