terça-feira, 2 de junho de 2009

No livro de Tobias 2,9-14 diz: Ora, aconteceu que um dia, cansado desse trabalho, (Tobit)voltou para a sua casa e deitou-se junto à parede onde adormeceu. Enquanto dormia, caiu-lhe dum ninho de andorinhas esterco quente nos olhos, e ele tornou-se cego. Deus permitiu-lhe que acontecesse essa prova, para que a sua paciência, como a do santo homem Jó, servisse de exemplo à posteridade. Como havia sempre temido a Deus, desde a sua infância e guardado seus mandamentos ele não se afligiu (nem murmurou) contra Deus por causa da sua cegueira. Mas perseverou firme no temor a Deus, e continuou a dar-lhe graças em todos os dias de sua vida".
Impressionou-me deste relato o seguinte versículo: Deus permitiu-lhe que acontecesse essa prova, para que a sua paciência..., servisse de exemplo à posteridade.
Deus permite que nos aconteça alguma prova, para que sejamos exercitados na paciência e assim nossa forma de reagir diante da provação possa servir de exemplo à posteridade, àqueles que virão depois de nós e até mesmo àqueles que caminham ao nosso lado. Em seguida, o Senhor nos descreve o que significa suportar a prova com paciência:
1-Não se afligir, isto é, não se desesperar, nem se deixar dominar pelo medo;
2-Nem murmurar ou reclamar contra Deus querendo saber o motivo pelo qual está passando por aquela prova;
3-Perseverar firme no temor a Deus, não se entregando ao desânimo ou querendo desistir de lutar;
4-Continuar a dar-lhe graças em todos os dias de sua vida.
Fica as palavras de Jesus Misericordioso dirigidas a Santa Faustina no Diário 86: "Não recompenso pelo bom êxito (sucesso), mas pela paciência e pelo trabalho suportado pelo meu nome".
Padre Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário