quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Raios da Misericórdia

Durante a oração desta manhã estive pensando muito nos Raios da Misericórdia que brotam do Coração de Jesus rasgado pela lança que podemos ver na Imagem de Jesus Misericordioso. Senti que aqueles raios são ao amor de Deus derramado sobre nós, um amor que quer se comunicar, que quer se dar a conhecer a todos os homens; um amor que não quer guardar-se todo para os outros. Um amor que disse a Santa Faustina: "Não te preocupes com a Misericórdia. Ela jamais se esgota, visto que quanto mais dá, mais ela aumenta" (Citação livre do Diário de Santa Faustina).
Mas também é fruto de um amor que quer se utilizar de nós para chegar a tantos outros homens e mulheres, um amor que quer ser conhecido pela bondade, que quer nos atrair a si e libertar-nos do medo: Que nenhum pecador tenha medo de se aproximar de mim. (Citação do Diário)
Por isso, cada um de nós se torna também Raio da Misericórdia para o outro na mdida em que se permite ser este divulgador deste amor que é maior que o pecado que tenhamos cometido, que é maior que a morte (DM 8). Permitamos que o Senhor faça de nós raios da Sua Misericórdia: divulguemos a mesma para os homens.
Padre Antônio Aguiar

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Como você começa seu dia?

Começo meu dia sempre com um bom momento de oração. Desde quando fui ordenado sacerdote, um padre mais velho me deu este conselho: "Procure dedicar sempre a parte da manhã para suas orações, pois depois durante o dia você vai correr sem parar e não vai ter tempo pra rezar mesmo que queira parar!"
Tomei a sério o conselho que me foi dado e passei desde então há catorze anos a dedicar minha primeira hora do dia à oração. Assim sinto que meu dia começa bem, pois começa sob o controle de Deus. Durante o dia aparecem muitas situações previstas e imprevistas, mas sempre posso contar com a ajuda de Deus a quem logo de manhã recorri. Ele me dá uma paz profunda e me mantêm Nele. A confiança suscitada por Ele em mim me dá a certeza de que cuida de tudo e não há motivo para desespero.
E você: como começa seu dia?
Padre Aguiar

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Dia dos pais

Durante a homilia na Missa em que celebrei na Casa da Misericórdia, me vinha o seguinte entendimento: Quando Filipe perguntou a Jesus: "Senhor, mostra-nos o Pai!" E Jesus lhe respondeu: "Há tanto tempo estou convosco e ainda não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai!" Entendi que assim como Cristo nos veio revelar o rosto do Pai das Misericórdias (DM 1), da mesma forma, cada Pai deve revelar ao seu Filho o verdadeiro rosto de Deus, o Pai da Misericórdia.
Fui entendendo no interior do coração que cada pai tem a responsabilidade de demonstrar com suas palavras e atos aos filhos quem é Jesus. E uma das vias é a Misericórdia. Através da vivência das obras de Misericórdia no relacionamento familiar o pai pode mostrar aos filhos o rosto do Pai Misericordioso. Rezemos para que cada pai consiga viver bem sua missão.
Pe. Antônio Aguiar