quarta-feira, 24 de março de 2010

6 anos anunciando a Misericórdia

Hoje - 24 de Março - a Casa da Misericórdia em São Gonçalo - RJ celebra seis anos de existência dedicadas ao Anúncio da Misericórdia. Há muito que agradecer a Deus por permitir que tenhamos chegado tão longe. Queremos reconhecidos agradecê-lo por tanta graça, tanta benção, tanta Misericórdia derramada em nossas vidas de Missionários e na vida de todo o povo que Deus nos confia.
Muitos se encontraram com a Misericórdia e voltaram à comunhão com Deus ali, na Casa da Misericórdia. Com certeza, os frutos são muito maiores que a nossa capacidade de recolhê-los todos. Também precisamos reconhecer e agradecer a Deus pela ajuda de numerosos sócios anunciadores que com a sua contribuição faz com que a Providência aconteça e permita que a Casa da Misericórdia persista na continuidade da Missão que Deus lhe confiou.
Diante da responsabilidade de continuar esta Missão quero convocar você a se tornar um Intercessor e uma Intercessora pela Casa da Misericórdia de São Gonçalo e da Comunidade Anunciadores da Misericórdia, rezando diariamente por ela um Terço da Misericórdia. Venha rezar conosco a Santa Missa ás 15 hs na Casa da Misericórdia em São Gonçalo.
Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 22 de março de 2010

Restaurar a comunhão

O lema da Festa da Misericórdia promovida pela Comunidade Anunciadores da Misericórdia para o próximo dia 11 de abril é: "Restaurar a comunhão para construir o Santuário". Tenho rezado pedindo ao Senhor que me oriente quanto à compreensão do mesmos. De fato, como será possível restaurar a comunhão - me perguntava? E a resposta veio durante uma santa missa que eu celebrava. Imediatamente me veio a inversão do lema da Festa da Misericórdia: Construir o Santuário para restaurar a comunhão. Foi emergindo no meu coração a intuição de que se eu desejo que seja restaurada a comunhão isso só será possível se eu buscar construir o santuário pessoa humana.
Com efeito, na 1Cor 3, 16-17 diz: "Acaso não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, pois o templo de Deus é santo, e esse templo sois vós". Me dei conta de que muitas coisas ameaçam destruir o santuário de Deus que é a pessoa humana, e isso, desde a concepção no ventre da mãe até a idade mais provecta (a eutanásia), de modo que a vida oferece muitas ocasiões de agressão e de destruição contra a pessoa humana, santuário de Deus. Toda vez que a pessoa sofre agressões de qualquer tipo, isso deixa marcas físicas, psicológicas, emocionais de modo que a pessoa acaba reagindo de diversas maneiras.
Ela pode se fechar, pode agredir como mecanismo de defesa, ela pode passar a rejeitar o agressor, pode gerar doenças psissomáticas, depressão, etc... De modo, que ela rompe a comunhão com Deus e com o outro. Agora, como restaurar a comunhão rompida? Me veio esta compreensão: a comunhão será restaurada na medida em que eu me dispuser a ajudar a restaurar o santuário que é a pessoa humana.
Padre Antônio Aguiar