domingo, 27 de dezembro de 2009

Sagrada Família

Neste dia em que a Igreja celebra a Festa da Sagrada Família, estou pensando em todas as famílias que recebem a Capelinha de Jesus Misericordioso em suas casas através do Projeto Misericórdia nas Famílias. E, por isso, quero partilhar o entendimento que Deus me deu no estudo Bíblico que fiz no dia de hoje com você que faz parte da nossa Família Anunciadores da Misericórdia conosco como zelador ou como zelado deste Projeto.
As leituras deste dia são retiradas das seguintes passagens da Sagrada escritura: Eclo 3,2-6.12-14; Cl 3,12-21; Lc 2,41-52. O resumo, isto é, a palavra que retirei para mim foi esta do Evangelho: Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles.
Durante a meditação, Deus foi me mostrando que Jesus quis viver dentro de uma família composta por um pai (José), uma mãe (Maria) e ele. A Palavra diz ainda que Jesus era obediente a eles, isso é, vivia plenamente o 4º mandamento da Lei de Deus que diz: "Honrar pai e mãe".
A Palavra no dia de hoje mostra-nos que aquele que decide honrar pai e mãe recebe da parte de Deus algumas promessas. Vejamos quais são elas retiradas da primeira leitura, isto é, de Eclo 3:
v.4: receberá o perdão dos seus pecados, evitará cair neles e será ouvido na prece quotidiana;
v.6: terá alegria em seus próprios filhos; e, no dia em que orar; será atendido;
v.7: terá vida longa.
Já a segunda leitura, de Cl 3,12-21 nos dá algumas orientações para a família. Vejamos:
v.18: "Mulheres, sede submissas a vossos maridos, como convém no Senhor.", isso é, sede auxiliares dos maridos, sede aquelas que ajudam o marido.
v.19: "Maridos, amai a vossas esposas e não sejais ásperos com elas".
v.20: "Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais..."
v. 21: "Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não percam o ânimo".
Percebi quanta sabedoria e quanta direção Deus deixou-nos por meio da sua Palavra. Deus abençoe a você e Feliz Ano Novo.
Padre Antônio Aguiar