quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Porque Santa Faustina escreveu o Diário?

Talvez algumas pessoas já se tenham perguntado: Por que ou para que terá escrito Santa Faustina o Diário?
Uma resposta pode nos ser dada por Jesus Misericordioso quando lhe disse; "A tua tarefa é escrever tudo o que te dou a conhecer sobre a Minha Misericórdia para o proveito das almas, que lendo estes escritos experimentarão consolo na alma e terão coragem de se aproximar de Mim. E, por isso, desejo que dediques todos os momentos livres a escrever". (D. 1693)
Quando pede a S. Faustina que escreva Jesus Misericordioso estava pensando em pessoas como eu e você, pois sabendo que vivemos gemendo e chorando neste vale de lágrimas precisamos às vezes de algum refrigério, de experimentar consolo na alma e de nos aproximarmos dele. Eis o motivo pelo qual o Diário foi escrito. Agradeçamos a Jesus Misericordioso, agradeçamos a Santa Faustina.
pe.Antônio

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Pedido de Jesus Misericordioso

“Desejo que essa Imagem seja venerada, primeiramente, na vossa Capela e, depois, no mundo inteiro” (D.47).
Quando Jesus Misericordioso pede que as Irmãs venerem a Imagem que pediu a Santa Faustina para pintar e levar outras pessoas a venerá-la, Jesus estava pedindo aquilo que a Igreja no Catecismo diz: Veneração das imagens sacras : §2132 O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. De fato, "a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo Original, e "quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada. A honra prestada às santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma adoração, que só compete a Deus: O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.
Quando eu venero a Imagem de Jesus Misericordioso, não estou adorando a Imagem, mas ao fazer isso a Imagem de Jesus Misericordioso me faz lembrar uma realidade ainda maior: a Misericórdia de Deus para com todos os homens, o amor de Deus manifestado aos homens por Cristo e por seu sacrifício na cruz e pela vitória conquistada para todos pela sua Ressurreição.
O objetivo da imagem é nos conduzir a Jesus, nos conduzir à sua Misericórdia. O Aurélio entende Veneração como: 1.Ato ou efeito de venerar; reverência; respeito, admiração, consideração ou de 2.Devoção, culto, adoração. E Venerar:
1.Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar; 2.Tratar com respeito e afeição. 3.Reverenciar, acatar, respeitar; 4.Ter em grande consideração. De modo que, quando estou venerando a Imagem de Jesus Misericordioso estou demonstrando grande respeito, consideração, afeição por Jesus que deu sua vida por amor de nós. Este é o objetivo da Imagem.
Esta atitude é muito importante para nós na devoção a Jesus Misericordioso, já que ele espera de cada um de nós isso.