“Desejo que essa Imagem seja venerada, primeiramente, na vossa Capela e, depois, no mundo inteiro” (D.47).
Quando Jesus Misericordioso pede que as Irmãs venerem a Imagem que pediu a Santa Faustina para pintar e levar outras pessoas a venerá-la, Jesus estava pedindo aquilo que a Igreja no Catecismo diz: Veneração das imagens sacras : §2132 O culto cristão das imagens não é contrário ao primeiro mandamento, que proíbe os ídolos. De fato, "a honra prestada a uma imagem se dirige ao modelo Original, e "quem venera uma imagem venera a pessoa que nela está pintada. A honra prestada às santas imagens é uma "veneração respeitosa", e não uma adoração, que só compete a Deus: O culto da religião não se dirige às imagens em si como realidades, mas as considera em seu aspecto próprio de imagens que nos conduzem ao Deus encarnado. Ora, o movimento que se dirige à imagem enquanto tal não termina nela, mas tende para a realidade da qual é imagem.
Quando eu venero a Imagem de Jesus Misericordioso, não estou adorando a Imagem, mas ao fazer isso a Imagem de Jesus Misericordioso me faz lembrar uma realidade ainda maior: a Misericórdia de Deus para com todos os homens, o amor de Deus manifestado aos homens por Cristo e por seu sacrifício na cruz e pela vitória conquistada para todos pela sua Ressurreição.
O objetivo da imagem é nos conduzir a Jesus, nos conduzir à sua Misericórdia. O Aurélio entende Veneração como: 1.Ato ou efeito de venerar; reverência; respeito, admiração, consideração ou de 2.Devoção, culto, adoração. E Venerar:
1.Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar; 2.Tratar com respeito e afeição. 3.Reverenciar, acatar, respeitar; 4.Ter em grande consideração. De modo que, quando estou venerando a Imagem de Jesus Misericordioso estou demonstrando grande respeito, consideração, afeição por Jesus que deu sua vida por amor de nós. Este é o objetivo da Imagem.
Esta atitude é muito importante para nós na devoção a Jesus Misericordioso, já que ele espera de cada um de nós isso.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário