segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Anunciação

Fazendo meu estudo bíblico nesta manhã, o evangelho falava da Anunciação. Me veio o seguinte entendimento. No episódio da Anunciação se destacam três personagens:
1-O Anunciador: O Anjo Gabriel.
Ele é portador de uma mensagem a ser transmitida que não é sua, mas de alguém maior do que ele: Deus. Isso acontece também com todo aquele ou aquela que é chamado a ser anunciador. Ele é um enviado por Deus, portanto, um mero instrumento que deve ter como única preocupação a transmissão integral da mensagem recebida e da qual é portador. Esta mensagem é para os outros e não para si mesmo.
2-O Receptor do anúncio: Maria
É a pessoa a quem se faz o anúncio da mensagem. O anúncio deve ser feito não com a intenção de convencê-la com a força das nossas palavras, da nossa oratória, mas unicamente com a finalidade de se ser fiel à transmissão de uma mensagem da qual sou portador para ela.
3-Aquele que realiza o trabalho interior do coração: o Espírito Santo.
Feito o anúncio cabe ao Espírito Santo realizar no coração da pessoa a obra para a qual o Senhor quis quando lhe fez chegar o anúncio. É o Espírito Santo quem convence e converte as pessoas.
Foi assim que aconteceu na Anunciação: Gabriel anunciou, Maria acolheu e o Espírito Santo realizou em seu seio a encarnação do Verbo.
Neste Natal é isso que celebramos. O resultado daquilo que o Anúncio pode realizar na vida de quem o recebeu: a encarnação do Verbo.
FELIZ NATAL PRA TODOS.
PADRE ANTONIO AGUIAR