segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Separar...


Atendendo pessoas, tenho percebido que trazemos realidades que nos marcaram profundamente de modo que afetam nossa visão das pessoas, das coisas e da vida. Nem sempre estas coisas são de Deus, pois elas nos limitam, nos impedem de alçar vôos maiores.

Podemos chamar isso de preconceitos, mas também de perfeccionismos, que podem ser visões estreitas do mundo das quais precisamos nos libertar se quisermos de fato viver a Misericórdia. Por exemplo, no tempo de Jesus os fariseus tinham certa visão limitada de algumas realidades, como por exemplo, pensando que eram os alimentos e a maneira de os tomar que tornavam a pessoa impura. Então, elas deveriam se esforçar por jamais comer sem lavar as mãos. Jesus pelo contrário, mostra a eles que o que entra pela boca não pode tornar o homem impuro, pois sai pela latrina. O que torna o homem impuro é o que brota do interior do coração do homem - diz Jesus - pois pode contaminar todo o resto do corpo.

Pensavam os fariseus que a melhor maneira de se tornar puro era afastarem-se de todo e qualquer tipo de pessoa que não praticava a pureza da religião. Então deveriam ser evitados certos tipos de pessoas como os pecadores, os cobradores de impostos, etc... Pensavam inclusive que matando aqueles que rompiam com a Lei teriam uma sociedade mais pura.

Jesus rompe com isso. Ele vai ao encontro dos pecadores e diz claramente que se eles conhecem o que significa a Misericórdia não condenariam inocentes. Jesus então nos mostra que não podemos nos deixar dominar por limitações de visão do mundo, de pessoas, etc... Você pode não gostar de determinados tipos de pessoa, pode inclusive ter dificuldade com pessoas lentas - por exemplo - então na ótica de Jesus, a pessoa lenta é aquela de quem você deve se aproximar e não evitar, pois ela vai formar você na paciência.

Talvez seu limite seja outro. Jesus lhe pede que você não fuja dele, antes dê a si mesmo a oportunidade de enfrentá-lo, de com e como Jesus poder superá-lo buscando separar o seu limite do modo de ver de Deus, pois às vezes corremos o risco de imputar a Deus algo que é fruto de uma limitação pessoal. Basta nos lembrar do Diário 1478: "Deus não vê as coisas dessa maneira - como você a vê".

Buscar a visão de Deus. Eis o desafio.

FELIZ NATAL!!!

PADRE ANTONIO AGUIAR