terça-feira, 3 de maio de 2011

Cura Profunda

No NT o termo "salvação"é usado no sentido de cura do corpo e da alma:
Mc 5,34; Lc 8,48: “Jesus então disse à mulher: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença”.
Isso mostra que faz parte da Missão de Jesus a cura do corpo e da alma. Agora para que a cura profunda possa acontecer preciso fazer o que diz a palavra em Lc 6,48:
“É semelhante a alguém que, para construir uma casa, cavou fundo e firmou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a correnteza atingiu a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída.”
Ás vezes percebemos que existem situações em nosso coração que estão mal resolvidas e que afetam nossa relaçao conosco mesmos, com Deus e com os outros. Mas em Hb 3,12 diz: Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração mau, transviado pela incredulidade; que ninguém se afaste do Deus vivo.
Para que nosso coração possa ser curado é preciso que eu esteja disposto a colaborar com a graça de Deus e a cavar fundo para tentar descobrir aquilo que possa estar bloqueando a natureza de Jesus em nós. E o processo pelo qual se vive isso é o mesmo pelo qual Jesus nos salvou, conforme diz a escritura: Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: “A paz esteja convosco”. Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. (Jo 20, 19-20)
Precisamos aprender com Jesus a tocar nas nossas feridas, a cavar fundo, a colocá-las à mostra para que possamos ter um diagnóstico da situação que me ajude na compreensão. Pois ás vezes tenho os sintomas, que são aquelas reações externas que todos vêem sejam sintomas físicos, sejam sintomas psicológicos. Os sintomas me dizem que existe alguma coisa que não anda bem. Mas o que não anda bem em mim que quero caminhar com Jesus?
Para fazer esta descoberta eu preciso da ajuda do Espírito Santo. É ele quem vai me revelar todas as coisas: Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito. (Jo 14,26) Ele vai me dizer o que na minha vida não anda bem, ele vai me ajudar no diagnóstico da situação. Tudo está escondido em mim. Sabemos que temos no ser humano o consciente, o inconsciente e o subconsciente. O que está no consciente como o nome diz tenho conhecimento, o que está no insconsciente ás vezes não tenho acesso, nem o que está no subconsciente. Então, preciso ir me observando e ao mesmo tempo rezando pedindo ao Espírito Santo que vá me revelando aquilo que está no meu subconsciente e não vejo, mas me afeta.
Assim inicio com o Espírito Santo uma colaboração,reconhecendo que em mim existem feridas que precisam ser tocadas pelo Sangue Redentor de Jesus, pois é por suas Chagas que somos curados (1Pd 2,24). O objetivo da cura profunda é mudar as pessoas, torná-las um homem maduro, à estatura da maturidade de Cristo. (Ef 4,13).
Primeiro Passo: Diagnóstico
Tem duas partes: reconhecer, admitir que tenho uma ferida. Segundo: detectar qual é esta ferida. Terceiro: Ir lá com o ES.
Assim chego à conclusão que preciso mudar por causa de nosso Senhor e tomo esta decisão. O passo seguinte é entender que Deus me ama incondicionalmente, isso é, que Deus me ama exatamente como sou, que me acolhe como sou e que me pede uma única coisa somente: que eu acolha o amor que ele tem por mim e permita que ele me ame. A cura acontece desta forma: pela ação do amor de Deus em nós. Este é um processo lento que requer paciência: “Deus usa de paciencia convosco” (2Pd 3,9).
Acerca do diagnóstico a Bíblia nos fala: Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.(Hb 4,12-13)
As leis de Deus são absolutas, descrevem a maneira como a realidade funciona. Assim temos quatro leis fundamentais.
Primeira: Honrar os pais.
Esta lei bíblica tem uma promessa: Honra teu pai e tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que vivas por longos anos e sejas feliz na terra que o SENHOR teu Deus te dará. (Dt 5,16)
Honrar significa obedecer, tentar respeitar. Se você fizer isso na sua vida tudo irá bem, se nao fizer vai ter confusão. Então quando se vai rezar por alguém precisa ver bem esta area.
Segunda: Julgar
“Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós.” (Mt 7,1-2)
Existe a lei da retribuição: a medida que eu usar para o outro vai ser usada para mim. Se eu julgar corretamente, com o coraçao compassivo e misericordioso tudo vai correr bem. Mas se julgamos com o coraçao impuro – com acusações, condenações, raiva, inveja, ciúme, etc. – então a lei imutável de Deus é posta em movimento para trazer retribuição.
Terceira: Semear e colher.
Não vos iludais, de Deus não se zomba; o que alguém tiver semeado, é isso que vai colher. Quem semeia na sua própria carne, da carne colherá corrupção. Quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.
Nao colhemos no momento em que semeamos, mas depois de muito tempo os frutos o que semeamos virão.
Quarta: Tornar-se aquilo que se julga nos outros.
“Ó homem, quem quer que sejas, tu que julgas, não tens desculpa. Pois julgando os outros condenas a ti mesmo, já que fazes as mesmas coisas, tu que julgas.” (Rm 2,1)
Quando eu julgo alguém e a condeno, enquanto não me arrepender e perdoar, mais cedo ou mais tarde, mais dia, menos dia, acabarei por agir da mesma forma como aquela pessoa. Lembremos: a medida que eu usar para o outro vai ser usada para mim. Por isso, alguns tratam os filhos da mesma maneira como seus pais os tratavam, etc. A única maneira de escapar das imutáveis leis de Deus é pela cruz de Cristo.
O princípio do arrependimento
Como um pai se compadece dos filhos, o SENHOR se compadece dos que o temem.(Sl 103,13)
Deus olha seus filhos com compaixão. Psicologos dizem que somos condicionados pelo que nos aconteceu na infância fazendo dos pais os culpados.
Mas, a lei da semeadura e da colheita, diz, que seremos libertados pelo arrependimento. Por isso, para a cura profunda é muito importante lembrar os pecados da infância e sentir pesar pela dor que causamos a Deus e aos outros por aquilo que fizemos, e permirtir que Deus nos mude para aquilo que quer que sejamos. O arrependimento é dom da graça.
Palestra dada no Seminário de Cura Profunda
Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um grande dia

De fato, um grande dia. A Festa da Misericórdia de 2011 vai ficar marcada na história. O motivo: a beatificação de João Paulo II, o mesmo Papa que a tornou oficial para toda a Igreja em 2000.
Sem a pessoa do Beato João Paulo II sem duvida alguma a Festa da Misericórdia e o próprio culto a Divina Misericórdia não seria o mesmo. O proprio Jesus Misericordioso disse acerca dele: “Amo a Polônia de maneira especial e, se ela for obediente à Minha vontade, Eu a elevarei em poder e santidade. Dela sairá a centelha que preparará o mundo para a Minha Vinda derradeira” (Diário, nº 1732).

Esta centelha que veio preparar o mundo para a vinda derradeira de Jesus aplica-se na mais absoluta serenidade a João Paulo II. Rezemos e imploremos sem cessar sua intercessão.
Beato João Paulo II, rogai por nós!
Padre Antônio Aguiar