segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Nestes dias, tive diante dos olhos aquele homem que estava pregado junto à cruz de Jesus, que passou para a história como o Bom Ladrão e que a tradição chama de São Dimas. O fato é que com as tropas invadindo os morros para libertá-los da ação do tráfico houve um momento - todos puderam acompanhar pela televisão - em que os bandidos fugiram uma verdadeira multidão do enfrentamento com as armas.
O fato é que muitos no mesmo dia ou depois comentaram comigo: "Ah! Padre, a polícia poderia ter aproveitado e matado todo mundo!"
Fiquei admirado com essa postura. No interior do meu coração veio imediatamente a resposta: "São pessoas humanas, são filhos de Deus tanto quanto qualquer um de nós. Estão no erro, sim. Mas, eu não posso determinar quem deve viver e quem não deve viver. Só Deus é juiz de tudo e de todas as coisas? Só ele pode dizer quando e de que forma cada um de nós deve morrer. E tem mais: se um deles for atingido pela bala e se arrepender antes de morrer de todo o mal que fizeram em vida, como aconteceu com Sao Dimas, ele pode ainda ganhar o céu".
Assim é: Não podemos colocar limites à misericórdia de Deus. Posso apenas me lembrar de uma passagem do Diário 1448 onde Jesus Misericordioso diz que Deus não vê as coisas como vemos, mas que o milagre da Misericórdia pode despertar a alma para uma vida plena.
Padre Antônio