domingo, 29 de maio de 2011

Dias cinzentos

"Já começaram os dias cinzentos, cotidianos". (D. 244)
Esta pode ser a impressão que você pode ter: um dia você acorda e te parece que o dia fechou. E aí? O que fazer? Jesus Misericordioso disse a Santa Faustina que para não nos deixarmos dominar por situações como estas precisamos aprender com a criança: "A criança aproveita o momento presente"(D. 332).
Ela não se preocupa em como será o dia, se continuará cinzento ou não, mas se preocupa em viver aquele momento que tem diante de si. Trata-se de uma luta e de um treinamento ao qual precisamos aprender a travar. Me lembro de que quando o dia não corria do jeito que queria, parecia que o mundo ia desabar. Com o passar do tempo, a Misericórdia vai nos levando a um amadurecimento de modo que vamos aprendendo a lidar com o tempo.
Deus é o Senhor do tempo. Passei a entender que meu é o esforço de tentar fazer com que as coisas caminhem de forma ordenada - dentro do tempo previsto. Mas, quando acontecem imprevistos preciso aprender a manter a calma, pois aí é algo que já ultrapassou meus limites, minha capacidade de gestão - como por exemplo em um engarrafamento.
Aprendamos então a aproveitar o momento presente.
Pe. Antônio Aguiar
P