sábado, 26 de setembro de 2009

Novena a Santa Faustina


Neste domingo começa a Novena em preparação para a Festa de Santa Faustina, dia 05 de Outubro. Para que você possa se preparar para este momento tão importante, coloco aqui a Novena.


Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Sinal da Cruz:
Pelo sinal da santa Cruz, livrai-nos, Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oração de entrega à Vontade de Deus
Com a confiança e a simplicidade de uma criança entrego-me hoje a Vós, Senhor Jesus e meu Mestre. Deixo-vos inteira liberdade na direção da minha alma. Guiai-me pelos caminhos que escolherdes, eu não vou querer entendê-los, eu Vos seguirei confiante. O Vosso Misericordioso Coração tudo pode!(D. 228)

Oração final(Para todos os dias)
1.Oração de Santa Faustina
Ó Jesus, que fizestes de Santa Faustina uma grande veneradora da Vossa infinita Misericórdia, dignai-Vos conceder-me pela sua intercessão a graça ... que Vos peço, se é da Vossa Santíssima Vontade.
Seu que não sou digno(a) da Vossa Misericórdia, mas olhai para o espírito de dedicação e sacrifício de Santa Faustina e pela sua intercessão ouvi as súplicas que Vos apresento confiando em Vós. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no Princípio, agora e sempre. Amem.
Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa salve. A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois, advogada nossa os vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E, depois deste exílio, bendito é o fruto do vosso ventre. Oh! Clemente. Oh! Piedosa! Oh! Doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Santa Faustina, rogai por nós.
Primeiro dia
Santa Faustina : Adoradora da Misericórdia de Deus
Ó Misericórdia Divina insondável e inesgotável,
Quem Vos poderá venerar e glorificar dignamente?
Atributo máximo de Deus Onipotente,
Sois a doce esperança para o homem pecador. (D. 951)
Repito essas palavras, simples e sinceras de Santa Faustina, para adorar juntamente com ela e com todos vós o mistério inconcebível e insondável da misericórdia de Deus. Com ela, queremos professar que não existe para o homem outra fonte de esperança, fora da misericórdia de Deus. Desejamos repetir com fé: Jesus, eu confio em Vós!
No nosso tempo, em que o homem se sente perdido face às numerosas manifestações do mal, temos particular necessidade desse anúncio que exprime a confiança no amor onipotente de Deus. É preciso que a invocação da misericórdia de Deus surja do fundo dos corações repletos de sofrimento, de apreensão e de incerteza, mas que, ao mesmo tempo, procura uma fonte infalível de esperança. (Papa João Paulo II, in L’Oss. Romano, p.3 , n.34 – 24/08/ 2002)
Meditação
Não existe para o homem outra fonte de esperança, fora da Misericórdia de Deus. Por isso, devemos repetir com fé: Jesus, eu confio em Vós! É preciso que a invocação da Misericórdia de Deus surja do fundo dos corações repletos de sofrimento, de apreensão e de incerteza, mas que, ao mesmo tempo, procura uma fonte infalível de esperança.
Oração final
Segundo dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Riqueza da Misericórdia de Deus
. Este lema resume, de certa forma, toda a verdade sobre o amor de Deus, que redimiu a humanidade. (Ef 2,4-5).A plenitude deste amor revelou-se no sacrifício da Cruz. Com efeito, (Jo 15,13). Esta é a primeira medida do amor de Deus! Esta é a medida da misericórdia de Deus.
Desde o início da sua existência, apelando para o mistério da Cruz e da Ressurreição, a Igreja anuncia a misericórdia de Deus, penhor de esperança e fonte de salvação do homem. Todavia, parece que hoje em dia ela é particularmente chamada a anunciar esta mensagem ao mundo inteiro. E não pode descuidar esta missão, se é Deus que a chama com o testemunho de Santa Faustina.
(Papa João Paulo II, in L’Oss. Romano, p.3 , n.34 – 24/08/ 2002)
Meditação
Ó fonte inesgotável da misericórdia divina, derramai-Vos sobre nós. A Vossa bondade não tem limites. Confirmai, ó Senhor, a força da Vossa Misericórdia sobre o abismo da minha miséria, porque a Vossa compaixão não conhece limites. A Vossa misericórdia é incomparável e inatingível e assombra a mente dos homens e dos anjos.(D. 819)
Oração final
Terceiro dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Chegou o Momento da Misericórdia
É necessário fazer ressoar a mensagem do amor misericordioso com um vigor renovado. O mundo precisa desse amor. Chegou a hora de fazer a mensagem de Jesus Cristo atingir todos os homens: de maneira especial aqueles, cuja humanidade e dignidade parecem perder-se no misteryum iniquitatis. Chegou o momento de a mensagem da Misericórdia divina derramar a esperança nos corações, tornando-se a centelha de uma nova civilização: a civilização do amor.
A Igreja deve anunciar esta mensagem incansavelmente, não apenas com palavras ardentes, mas com uma solícita prática da misericórdia. É por este motivo que indica maravilhosos exemplos de pessoas que, em nome do amor de Deus e do homem, .
Meditação
Ó Jesus, desejo viver o momento presente, viver como se este dia fosse o último da minha vida: aproveitar cuidadosamente cada momento para a maior glória de Deus; fazer uso de cada circunstância, de tal maneira, que a alma possa tirar proveito. (D.1183)
Oração final
Quarto dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)

A Civilização do Amor
Diante da humanidade, abrem-se novas perspectivas de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, de perigos até agora inéditos. Com freqüência, o homem vive como se Deus não existisse, e chega a pôr-se a si mesmo no lugar de Deus. Assim, arroga a si próprio o direito do Criador, de interferir no mistério da vida humana. E, mediante manipulações genéticas, quer decidir a vida do homem e determinar o limite da morte. Rejeitando as leis divinas e os princípios morais, ele atenta abertamente contra a família. De várias maneiras, procura fazer calar a voz de Deus no coração dos homens; e quer fazer de Deus . O continua a caracterizar a realidade do mundo.
Experimentando este mistério, o homem vive o medo do futuro, do vazio, do sofrimento e do aniquilamento. Por isso, hoje, é necessário fazer ressoar a mensagem do amor misericordioso com um vigor renovado. O mundo precisa desse amor. Chegou a hora de fazer a mensagem de Jesus Cristo atingir todos os homens: de maneira especial aqueles, cuja humanidade e dignidade parecem perder-se no misteryum iniquitatis. Chegou o momento de a mensagem da Misericórdia divina derramar a esperança nos corações, tornando-se a centelha de uma nova civilização: a civilização do amor.
A Igreja deve anunciar esta mensagem incansavelmente, não apenas com palavras ardentes, mas com uma solícita prática da misericórdia. É por este motivo que indica maravilhosos exemplos de pessoas que, em nome do amor de Deus e do homem, .(Homilia da Santa Missa de Beatfidicacao de quatro Servos de Deus, em Cracóvia a 18 de Agosto – L’Osservatore Romano,n.34-24 de Agosto de 2002, pág.4)

Meditação
Jesus, fazei meu Coração semelhante ao Vosso, ou antes, transformai-o no Vosso Coração, para que eu saiba perceber as necessidades dos outros corações, especialmente dos que sofrem e estão tristes; que os raios da misericórdia descansem no meu coração. (D. 514)
Oração final
Quinto dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Maria aos pés da Cruz
(Jo 19,5). Aquela que estava unida ao Filho por vínculos de sangue e de amor materno, lá, aos pés da Cruz, vivia esta união no sofrimento. Só ela, apesar do sofrimento do coração do homem do coração de mãe, sabia que esse sofrimento tinha um sentido. Ela tinha confiança – confiança apesar de tudo – que se estava a realizar a antiga promessa: (Gn 3,15). E a sua confiança teve a confirmação, quando o Filho agonizante se dirigiu a ela: .
Podia ela naquele momento, aos pés da Cruz, pensar que dali a pouco, passados três dias, pensar que dali a pouco, passados três dias, a promessa de Deus se realizaria? Isto será para sempre um segredo do seu coração. Mas sabemos uma coisa: ela, a primeira entre todos os seres humanos, participou na glória do Filho do Ressuscitado. Ela – como cremos e professamos – foi elevada ao céu em corpo e alma para viver a união na glória, para rejubilar ao lado do Filho com os frutos da Misericórdia Divina e obtê-los àqueles que nela procuram refúgio. (João Paulo II, Cracóvia – 19 de Agosto de 2002 – L’Oss.Romano, 24/08/02, nº34, pág.6)
Meditação
Ó Maria, uma espada terrível transpassou hoje Vossa Santa Alma. Além de Deus, ninguém sabe do vosso sofrimento. A Vossa alma não se abate, mas é corajosa, porque está com Jesus. Doce Mãe, uni meu coração a Jesus, porque só então suportarei todas as provações e experiências e, só em união com Jesus, os meus pequenos sacrifícios serão agradáveis a Deus. Mãe dulcíssima, ensinai-me a vida interior. Que a espada dos sofrimentos nunca me abale. Ó Virgem pura, derramai coragem no meu Coração e velai por ele. (D. 915)
Oração final
Sexto dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Coração Novo – Obra da Misericórdia de Deus
(L’Oss. Romano, nº 26 – 29/06/2002).
Meditação:Ó meu Jesus, suplico-Vos pela bondade do Vosso dulcíssimo Coração de Jesus, que se acalme a Vossa ira e se nos manifeste a Vossa Misericórdia. Vossas Chagas sejam nossa defesa diante da justiça do Vosso Pai. Conheci-Vos, ó Deus, como fonte de misericórdia que vivifica e alimenta cada alma. Oh! como é grande a Misericórdia do Senhor, acima de todos os seus atributos. A Misericórdia é o maior atributo de Deus; tudo que está em minha volta, me fala disso. A Misericórdia é a vida das almas, a Sua compaixão inesgotável. Ó Senhor, olhai para nós e procedei conosco de acordo com a Vossa imensurável piedade, de acordo com a Vossa imensa misericórdia. (D. 611)
Oração final
Sétimo dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Coração de Jesus – Caminho de Reconciliação
O Coração de Jesus jamais teve sentimentos de ódio e de vingança, mas pediu o perdão para os seus algozes, aquele coração indica o caminho para sair do espiral da violência: o caminho da pacificação das almas, da compreensão e da reconciliação (L’Oss. Romano, nº 26 – 29/06/2002).
Meditação : Ó Jesus, misericórdia! Envolvei o mundo todo e estreitai-me ao Vosso Coração... Permiti, Senhor, que minha alma descanse no mar da Vossa inesgotável Misericórdia. (D. 869)
Oração final
Oitavo dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Eucaristia: fonte de Misericórdia
No Santíssimo Sacramento estão ‘contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. O que o alimento material produz em nossa vida corporal, a comunhão realiza de maneira espiritual. A comunhão da Carne de Cristo Ressuscitado, ‘vivificado pelo Espírito Santo e vivificante’, conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no batismo. Este crescimento da vida cristã precisa ser alimento pela comunhão eucarística, pão da nossa peregrinação, até o momento da morte, quando nos será dado como viático (Catecismo da Igreja Católica, n.1374.1932) .
Meditação: Dulcíssimo Jesus, acendei o meu amor para Convosco e transformai-me em Vós, divinizai-me, para que os meus atos Vos sejam agradáveis; que o consiga pelo poder da Santa Comunhão, que recebo diariamente. Como desejo ser inteiramente transformada em Vós, ó Senhor!(D. 1289)
Oração final
Nono dia
Oração Inicial (Para todos os dias da Novena)
Cristo Crucificado: Hóstia agradável a Deus
A justificação nos foi merecida pela paixão de Cristo, que se ofereceu na Cruz, como hóstia viva, santa e agradável a Deus, e cujo sangue se tornou instrumento de propiciação pelos pecados de toda a humanidade. A justificação é concedida pelo batismo, sacramento de fé (Catecismo da Igreja Católica, 1992).
Meditação: Conhecemo-nos mutuamente, o Senhor e eu, na morada do meu coração. Sim, agora sou eu que Vos recebo como hóspede no pequeno lar do meu coração, mas aproxima-se o tempo em que me chamareis para a Vossa morada, aquele que me preparastes desde a fundação do mundo. Oh! o que sou eu diante de Vós, Senhor! (D. 909)
Oração final

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Partilhando...


Estou lendo um livro muito gostoso. Ele trata de "Anunciai a Boa Nova - Meios de Comunicação a serviço da Igreja". É tão bom que numa tarde li 55 páginas. Li uma frase que me fez refletir um pouco. É esta: "O cristianismo nasceu de um fato: 'Ele ressuscitou'! E os apóstolos são testemunhas desse fato, pois puderam tocar o corpo de Cristo Ressuscitado".

Naquele momento me veio a seguinte pergunta: Posso ainda hoje tocar no Corpo do Ressuscitado? A resposta imediata que me veio foi: pode. Então me veio a lembrança duas pessoas que partilharam comigo graças alcançadas. Uma delas tem um amigo que perdera o pai aos doze anos, hoje já jovem estava perdendo o sentido da vida, angustiado, desanimado e foi falar com ele. Ele então falou de Jesus com muito fervor, de forma que Deus tocou o coração daquele jovem por meio das suas palavras. Disse-me que o jovem ficou com a fisionomia transfigurada e disse-lhe: "Isso que você está falando de Jesus é a mais pura verdade!" Bendito seja Deus. O jovem que estava procurando um emprego já está trabalhando. Este jovem tocou o corpo de Cristo Ressuscitado, do Cristo Vivo através desta graça.

Outra foi uma jovem: já tem uma prótese na coluna e outra numa das pernar. Sofre de uma doença que faz com que o osso se desgaste rapidamente, de modo que ele precisa ser trocado por uma prótese. Estava sofrendo muito, quando há quatro meses esta pessoa começou a frequentar as missas na Casa da Misericórdia na Quinta-feira ás 15 hs. Disse-me que os médicos a examinaram e puderam constatar que a sua doença havia estacionado de modo que ela não precisaria mais colocar protése na outra perna. Foi maravilhoso ver a alegria na face destas duas pessoas.

Através delas eu pude tocar no corpo de Cristo Ressuscitado, pude fazer a mesma experiência que os apóstolos. E você: tem podido tocar no corpo de Cristo Ressuscitado?

Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um jeito de Servir para anunciar Jesus


No dia de ontem - 20 de setembro - tivemos a Festa de São Gonçalo, Padroeiro da Paróquia e da cidade de São Gonçalo - Rio de Janeiro. - Ao apresentar os Padres, o Vigário Episcopal se referiu a mim desta forma: "Este é o famoso coringa: Pe. Antônio Aguiar que sempre está disposto a nos ajudar dentro de suas possibilidades e sempre que solicitado faz como está em Isaías 6: "Eis-me aqui! Aqui estou!"

Comecei a refletir então - este é um hábito adquirido, querer entender o que Deus quer me dizer através de cada coisa. - sobre o que Deus estaria querendo me falar através das palavras do Vigário Episcopal à luz do Carisma que porto: o Carisma Anunciadores da Misericórdia. E a frase que me veio foi esta: Um jeito de Servir para anunciar Jesus.

Voltando à passagem da Anunciação podemos ver que a consequência lógica de quem recebe o anúncio é o desejo de servir. Foi o que aconteceu com Maria que depois de receber o anuncio do anjo Gabriel soube da gravidez de Isabel e pôs-se a caminho da sua casa para servir. Assumiu sobre si todas as tarefas próprias da casa de Isabel. Da mesma maneira, observando-me, posso constatar que tem sido uma constante do meu ministério sacerdotal este colocar-se a serviço dos outros. Neste sentido, durante anos fui diretor espiritual da Canção Nova, da Comunidade Bethânia e da Comunidade Obra de Maria, fui Secretário do Conselho Provincial, Vigário Paroquial, Redator e Administrador de Revista, Diretor Espiritual do Noviciado, Pregador de Encontros e Retiros.

Hoje tenho observado em mim uma disposição sempre constante em estar dentro de minhas possibilidades à disposição da Igreja para celebrar onde necessário, para atender aos pedidos e às necessidades da Igreja. Confesso que a Comunidade tem acabado por acompanhar a mesma tendência, pois nosso Setor de Comunicação serve não somente às necessidades da Comunidade, mas tem estado à disposição das Paróquias e Comunidades que com frequência nos tem solicitado serviços de cartazes, de folders, etc... O Santuário que temos projetado está na mesma linha de estar a disposição da Igreja local para servi-la como Centro de formação, de confissão, de acolhimento do povo de Deus, etc....

Tudo parece indicar um chamado claro da parte de Deus para nós: servir como forma de anunciar Jesus.

Padre Antônio Aguiar