segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um jeito de Servir para anunciar Jesus


No dia de ontem - 20 de setembro - tivemos a Festa de São Gonçalo, Padroeiro da Paróquia e da cidade de São Gonçalo - Rio de Janeiro. - Ao apresentar os Padres, o Vigário Episcopal se referiu a mim desta forma: "Este é o famoso coringa: Pe. Antônio Aguiar que sempre está disposto a nos ajudar dentro de suas possibilidades e sempre que solicitado faz como está em Isaías 6: "Eis-me aqui! Aqui estou!"

Comecei a refletir então - este é um hábito adquirido, querer entender o que Deus quer me dizer através de cada coisa. - sobre o que Deus estaria querendo me falar através das palavras do Vigário Episcopal à luz do Carisma que porto: o Carisma Anunciadores da Misericórdia. E a frase que me veio foi esta: Um jeito de Servir para anunciar Jesus.

Voltando à passagem da Anunciação podemos ver que a consequência lógica de quem recebe o anúncio é o desejo de servir. Foi o que aconteceu com Maria que depois de receber o anuncio do anjo Gabriel soube da gravidez de Isabel e pôs-se a caminho da sua casa para servir. Assumiu sobre si todas as tarefas próprias da casa de Isabel. Da mesma maneira, observando-me, posso constatar que tem sido uma constante do meu ministério sacerdotal este colocar-se a serviço dos outros. Neste sentido, durante anos fui diretor espiritual da Canção Nova, da Comunidade Bethânia e da Comunidade Obra de Maria, fui Secretário do Conselho Provincial, Vigário Paroquial, Redator e Administrador de Revista, Diretor Espiritual do Noviciado, Pregador de Encontros e Retiros.

Hoje tenho observado em mim uma disposição sempre constante em estar dentro de minhas possibilidades à disposição da Igreja para celebrar onde necessário, para atender aos pedidos e às necessidades da Igreja. Confesso que a Comunidade tem acabado por acompanhar a mesma tendência, pois nosso Setor de Comunicação serve não somente às necessidades da Comunidade, mas tem estado à disposição das Paróquias e Comunidades que com frequência nos tem solicitado serviços de cartazes, de folders, etc... O Santuário que temos projetado está na mesma linha de estar a disposição da Igreja local para servi-la como Centro de formação, de confissão, de acolhimento do povo de Deus, etc....

Tudo parece indicar um chamado claro da parte de Deus para nós: servir como forma de anunciar Jesus.

Padre Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. "Que ninguém receba uma recusa do meu coração" (D163)
    É muito difícil dizer não, quando se começa a caminhar em uma comunidade. Porque identificamos a necessidade da humanidade, a necessidade de ir ao encontro daqueles que o Senhor quis resgatar quando pensou em gerar uma Comunidade com um Carisma específico.
    Há 5 anos vivo essa realidade! As vezes queria dizer não, mas quando vejo o sim já foi profrerido, e a obra acontece!!!
    Creio firmemente, que Ele mesmo nos faz dizer sim, apesar de saber que sempre nos deixa livre.
    Aprendi que liberdade não é fazer o que quero, mas optar em fazer o que é certo.
    Fiz essa opção e não me arrependo, pq Ele não tem me deixado sozinha.
    Benção pai

    ResponderExcluir