domingo, 1 de novembro de 2009

A medida do amor

São Francisco de Sales diz que: "A medida do amor é não ter medidas". De fato, Deus nos ama sem medidas, isto é, ele não se cansa de nos amar, de modo que, mesmo que quiséssemos que ele nos deixasse de amar ele não poderia fazê-lo pois Deus só sabe amar com um amor sem medidas. A figura do Pai do filho pródigo dá-nos a idéia deste amor que ama sem medidas, deste amor que perdoa mesmo as maiores atrocidades cometidas por nós.
É a este amor que ele também nos convida: a amarmos sem medida. Já faz um certo tempo venho sentindo esta experiência: amar o outro até onde eu sinto que posso amar é algo que tem medida, mas me esforçar por amar o outro a partir do momento em que sinto no meu humano que ele não merece ser amado, buscando forças em mim onde elas não existem para amar, isso sim, é Misericórdia. Vale a pena lembrar as palavras de Jesus: "Se amais somente os que vos amam, que merecimento tereis?" Eis então o convite que o Senhor me faz: Amar os que não m,e amam.
Certa feita, alguém magoou-me profundamente espalhando coisas a meu respeito que não correspondiam à verdade. Foi então que eu em oração perguntei a Jesus Misericordioso como eu deveria me comportar diante desta pessoa? A resposta que recebi foi: "Ama por amor de mim!" Pedi a Jesus força, pois não as possuia em mim. E ele me concedeu a graça de disfarçar tão bem de modo que a pessoa não percebesse que eu sabia da verdade. Tem razão São Francisco de Sales: "A medida do amor é não ter medidas".
Pe. Antônio Aguiar