quarta-feira, 9 de novembro de 2011

NOTICIAS DAS CAPELINHAS

Sei que muitos daqueles que lêem as mensagens que escrevemos são pessoas que recebem a Capelinha da Misericórdia em suas casas. Por que então temos tão poucas notícias das Capelinhas em nosso blog? Talvez alguém se pergunte. O Blog é feito de interação, isso é, eu escrevo e você comenta o meu artigo, mas você também pode se tornar um escritor do Blog. Pode mandar noticias do trabalho das Capelinhas da Misericórdia na sua Comunidade, pode fazer perguntar, pode sugerir que eu trate de algum tema, pode enfim, escrever um artigo e enviar para o email padreantonio.aguiar@gmail.com, para que eu possa dar uma lida antes de postar e depois poder postar o mesmo. Desta forma, estaremos interagimos.
Não sei se você sabe mas somos uma Família. Pelo menos é isso que Deus coloca em meu coração. O Blog é uma maneira de nos aproximar, por isso, você precisa abrir os olhos para esta ferramenta que Deus colocou à nossa disposição para nossa comunicação. Você pode divulgar o Blog e incentivar outros a visita-lo. Enfim, espero a sua reação. Que Jesus Misericordioso o abençoe. Aguardo sua participação.
Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fé = confiança na Misericórdia

Nesta manhã ressoaram em meu coração as palavras de Jesus sobre a fé: "Se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda podeis dizer a esta montanha, arrancate daqui e te lanças no mar e assim acontecerá". Tais palavras me fizeram pensar na importância da fé na vida de uma pessoa. Procurei no Catecismo da Igreja Católica algo que falasse sobre a fé e encontrei:
§150 A fé é primeiramente uma adesão pessoal do homem a Deus; é, ao mesmo tempo e inseparavelmente, o assentimento livre a toda a verdade que Deus revelou. Como adesão pessoal a Deus e assentimento à verdade que ele revelou, a fé cristã é diferente da fé em uma pessoa humana. E justo e bom entregar-se totalmente a Deus e crer absolutamente no que ele diz. Seria vão e falso pôr tal fé em uma criatura

§151 Para o cristão, crer em Deus é, inseparavelmente, crer naquele que Ele enviou, "seu Filho bem-amado", no qual Ele pôs toda à sua complacência; Deus mandou que O escutássemos. O próprio Senhor disse a seus discípulos: "Crede em Deus, crede também em mim" (Jo 14,1). Podemos crer em Jesus Cristo por que ele mesmo é Deus, o Verbo feito carne: "Ninguém jamais viu a Deus: o Filho unigênito, que está voltado para o seio do Pai; este o deu a conhecer" (Jo 1,18). Por ter ele "visto o Pai" (Jo 6,46), ele é o único que o conhece e pode revelá-lo.

§152 Não se pode crer em Jesus Cristo sem participar de seu Espírito. E o Espírito Santo que revela aos homens quem é Jesus. Pois "ninguém pode dizer 'Jesus é Senhor' a não ser no Espírito Santo" (1 Cor 12,3). "O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus... O que está em Deus, ninguém o conhece a não ser o Espírito de Deus" (1 Cor 2,10-11). Só Deus conhece a Deus por inteiro. Cremos no Espírito Santo porque Ele é Deus."
Diante disso tomei consciência de que na mensagem da Misericórdia fé = confiança. De modo que, se eu tiver confiança em Jesus suficiente poderei pedir e receberei. "As graças são colhidas do meu coração com a confiança. Quanto mais a alma confiar mais ela receberá". (Diário 1578)
Agradeci a Deus do fundo do meu coração, pois fui sentindo interiormente que pela confiança Jesus deseja estar próximo de nós e deseja que nós desejemos estar próximos dele, que podemos iniciar com ele uma amizade. Ele quer ser nosso amigo. E esta amizade cresce na medida em que tomamos a decisão de depositar nele a confiança. Me senti preenchido pela presença, pelo amor e pela amizade de Jesus. Pude sentir seu carinho por mim. Você já fez esta experiência?
Padre Antônio