segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dizer "não" é Misericórdia?

Esta é uma pergunta que às vezes aflora ao meu coração, e que volta e meia alguém me pergunta: Dizer "não" é Misericórdia? A resposta que me vem ao coração é: depende da situação. Tendo diante dos olhos por exemplo a Parábola do Bom Samaritano, que mostra o exemplo de duas pessoas: um levita e um sacerdote que disseram não, isto é, negaram-se a prestar socorro a uma pessoa necessitada, neste caso, dizer "não", não foi uma obra de Misericórdia.
Mas, em outras situações, como por exemplo quando um pai ou uma mãe está passeando com um filho no Shopping e ele se detêm diante de uma vitrine empacando e gritando que quer aquele presente que tem ali diante dos olhos. Mesmo depois do pai ou da mãe terem explicado que não têm condições de dar aquele presente a ela, se ela permanece firme em seu propósito, dizer "não" neste caso é Misericórdia, pois você estará educando o filho, estará ensinando a ele que na vida que nem tudo é sim como disse o Apóstolo: "Tudo vos é permitido, mas nem tudo vos convêm".
E o que dizer daquele que empaca na sua vontade, querendo que todos se curvem diante da sua vontade querendo que todos entendam que a melhor e talvez a única idéia salutar é a sua, e que por isso, o melhor é que todos cedam diante dos seus pensamentos? Neste caso, é Misericórdia dizer "não" a esta pessoa, mostrar a ela assim que Deus criou todo ser humano livre e que permanecemos livres para fazer a nossa escolha, de modo que ninguém pode querer nos obrigar a ceder às suas pressões. Deus por exemplo, não nos dá somente o que pedimos, mas nos concede sempre o que precisamos mesmo que aquilo não nos agrade.
Entender que quando recebo um "não" é para o meu crescimento, é sinal de maturidade. Então, que tal aprendermos a dizer "não", quando for preciso?
Padre Antônio Aguiar