segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Praticar a Misericórdia

Jesus nos convida a sermos praticantes da Misericórdia: "Sede misericordiosos". (Lc 6,36) Mas, como sermos misericordiosos? Bem, prestando atenção às crianças observei que elas aprendem observando os adultos, de modo, que aos poucos elas acabam por começar imitando-os. Lembro-me perfeitamente da brincadeira que tínhamos de dar aula: de professor e aluno; de padre quando eu rezava missa pelos cantos da minha casa imitando aquilo que via meu pároco fazer na Igreja, etc...
A quem observar? Ora, ao Pai celestial: "Como vosso Pai é misericordioso!" A maneira do Pai tratar a nós, a maneira com que ele usa de Misericórdia conosco deve nos levar a agir da mesma maneira. Lembremo-nos de como ele perdoou ao povo de Nínive por ter se arrependido e por ter feito penitência e terem voltado do mau caminho, ou da maneira como ele acolheu o filho pródigo que arrependido retorna à casa, ou ainda quando ele decide deixar as 99 ovelhas pra ir atrás da que se perdeu. Observando o Pai celestial poderemos aprender dele a sermos misericordiosos.
Pe. Antônio Aguiar

Estratégia da tentação

Estes dias estava rezando e senti no coração brotar estas palavras: "Estratégias da tentação!" Senti que o Espírito Santo queria me ensinar algo novo sobre esta realidade. De fato, Deus criou o homem à sua Imagem e Semelhança, criou o homem em amizade com ele, muito unido a ele. É isso que podemos ler no livro de Gênesis que mostra Deus tão amigo dos nossos pais que todos os dias à tarde ia passear com eles pelo jardim do Éden. Mas, Deus havia colocado no centro do jardim a árvore do conhecimento do bem e do mal, e havia dito aos nossos pais que se delas comessem eles morreriam.
Podemos imaginar como devia ser uma tentação, aquela árvore bem no centro do jardim bem à vista deles e eles nem podiam tocar. Imagina só. A imagem que me vinha era esta mesma: Eva olhando a árvore e pensando em como seria bom poder comer do fruto daquela árvore. Foi aí, que subrepticiamente, isso é, sem que Eva e Adão percebesse aparece a serpente e começa a dialogar com eles, tentando convencê-los a comer do fruto da árvore, pois - dizia a serpente - quando vocês dela comerem vocês serão como deuses. Os olhos de Eva ficaram esbugalhados: "É verdade!" A serpente lançou o veneno da desconfiança, da curiosidade em Eva e ela caiu que nem patinho na lagoa. Esta é a estratégia da tentação, pois, o Inimigo tem mesma a vontade de nos separar de Deus, de fazer com que nao sejamos mais amigos dele, nem estejamos mais união com ele.
Por isso, no Diário de Santa Faustina diz Jesus Misericordioso: "Não principies diálogo com a tentação. Mas refugia-te imediatamente no meu Coração e busca imediatamente o confessor e desta forma a vencerás." (Diário 1760) Jesus Misericordioso pede que não caiamos na estratégia da tentação que é entrar em diálogo com ela, antes, pede que fujamos dela. Está escrito na Palavra de Deus: "Fugi do diabo, e ele fugirá de vós". O Senhor sabe que a única vontade de satanás é nos separar dele: demônio em grego quer dizer isso: o separador, o divisor. Por isso, se eu começar a conversar com a tentação como fez Eva, como fizeram nossos primeiros pais vou acabar caindo. Em outra passagem bíblica tambem, está escrito: "O demônio como leão a rugir, busca a quem devorar. Resisti-lhe firmes na fé!" Isso é, o separador está diariamente a nos rodear procurando uma oportunidade para nos derrubar, para nos vencer pela tentação. Precisamos resistir à mesma.
Como resistir? Jesus Misericordioso disse que precisamos buscar refúgio no seu coração, isso é, não falar com a tentação, mas buscar refúgio na oração. Mergulhar na oração, e, buscar imediatamente a confissão, isso é, a Misericórdia e então eu vencerei a tentação. Trata-se de uma batalta espiritual: para vencê-la só pela Misericórdia. Então, preciso buscar restaurar pela Misericórdia a minha amizade com Deus que foi rompida pelo pecado. Busque a Misericórdia - isso é - a confissão, afaste-se da tentação e Deus vencerá.
Pe. Antônio Aguiar