quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Tripé da Comunidade

Uma Comunidade como a Anunciadores da Misericórdia é sustentada por um tripé: Missão, Espiritualidade e Vida fraterna. No nosso caso a Missão é extremamente importante, pois somos uma Comunidade Missionária, já que a Comunidade nasceu da Missão do Padre Antônio Aguiar de Anunciar a Misericórdia Para a Missão de Anunciar a Misericórdia.
Entretanto, alguém que quisesse entrar em nossa Comunidade e estivesse apenas interessado no trabalho, na Missão da mesma e não estivesse interessado e nem se esforçasse por viver minimamente a sua Espiritualidade que consiste em práticas de piedade específicas da Comunidade como Missa diária, adoração diária por trinta minutos, estudo bíblico diário, confissão mensal, etc... tal pessoa estaria fora do lugar. Mas, mesmo que ela fosse uma excelente trabalhadora, desse um gaz na missão e até mesmo rezasse, mas tivesse dificuldades com algum missionário, com algum irmão de Comunidade e até mesmo não buscasse superar estas dificuldades buscando viver a misericórdia com ele, buscando suportar com paciência suas fraquezas, perdoa-lo, buscar corrigi-lo e dar tempo para que possa corrigir-se, etc... também esta pessoa estaria fora do lugar.
Alguem que deseje entrar em uma Comunidade precisa buscar viver este tripé, só assim terá sentido a sua vocação, o seu doar nesta realidade suscitada por Deus, dentro deste carisma específico.
Pe. Antônio Aguiar

ATENÇÃO...

NÃO HAVERÁ MISSA NO SANTUÁRIO:
DIA 13 DE SETEMBRO
MOTIVO: RETIRO ESPIRITUAL NA CASA DE SÃO GONÇALO
A MISSA SERÁ ÁS 17 HS NA CASA DA MISERICÓRDIA.

DIA 20 DE SETEMBRO
MOTIVO: FESTA DE SÃO GONÇALO
PROCISSÃO ÁS 16 HS SAINDO DA CAPELA NOSSA SENHORA ROSA MÍSTICA - BAIRRO ROSANE
CHEGADA À IGREJA MATRIZ - MISSA

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Anunciar Jesus

Há bastante tempo um pensamento perpassa meu coração: "A maior obra de misericórdia que posso fazer por alguém é anunciar Jesus a esta pessoa". A maior e a mais importante obra de Misericórdia que posso fazer por alguém é apresentar Jesus às pessoas. Esta verdade tem ardido em meu coração, de modo que é impossível não dar ouvidos à mesma.
Tenho também entendido interiormente que a Missão que Deus confiou à Comunidade Anunciadores da Misericórdia é maior que a minha capacidade de compreensão e só aos poucos, bem aos poucos Deus vai me revelando de acordo com a minha capacidade de assimilar a mesma. Por isso, comecei a sentir interiormente que deveria procurar nas diversas traduções da Bíblia uma tradução da ordem dada por Jesus aos apóstolos e à Igreja e em que tivesse a palavra Anunciai. Encontrei na tradução da CNBB em Mc 16,15:E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!" Este Anunciai a Boa Nova, pode ser entendido perfeitamente como o Anunciai a Misericórdia. E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Misericórdia a toda criatura!
Sim, pois o Anuncio da Misericórdia não é outra coisa, senão o Anuncio de Cristo. Então, é nesta perspectiva que aos poucos Deus vai revelando ao meu coração que o anuncio que somos chamados a fazer - segundo a vontade do próprio Deus - é um anuncio de Jesus sob o aspecto da Misericórdia, que pode ser traduzido pela passagem de Jo 12,47: "Eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo". Jesus veio para salvar o mundo, para salvar o homem e não para condená-lo. Daí, podemos entender as atitudes de Jesus no evangelho onde ele se nega completamente a condenar as pessoas: Zaquel, a adúltera, a pecadora arrependida (Jo 12), etc...
Continuarei rezando para colher do Coração de Deus todo o novo do nosso Carisma. Peço a você que reze comigo para que eu possa ser fiel intérprete da Graça que o Senhor colocou em minhas mãos.
Pe. Antônio Aguiar