terça-feira, 7 de julho de 2009

Saudades de mim mesmo


Um dia peguei um amigo olhando para o tempo e o espaço. Perguntei-lhe: "O que você tem?" Respondeu-me: "Estou sentindo saudades de mim mesmo!" Sentir saudade de si mesmo. Será que você nunca, em algum momento de sua vida sentiu uma pontinha de saudade de algo que você não conseguia explicar? Já lhe aconteceu de ser pego distraído assim?
Comigo já aconteceu. O coração parece que fica saudoso, apertadinho, mas você não consegue explicar o que está sentindo. O que você está sentindo é saudade de si mesmo. É verdade. Quando Deus criou o homem imprimiu nele sua imagem e semelhança. Infelizmente o pecado acabou colocando sobre esta imagem do homem muita coisa, muita poeira acumulou-se ao longo da vida: preconceitos, mágoas, ressentimentos, tristezas, feridas, etc... que acabaram levando você a ter determinadas reações, sentimentos. Enfim, parece que a imagem de Deus em você está desfigurada. É então que Deus suscita momentos de saudades de nós mesmos, momentos em que sem perceber parece que somos desconectados por instantes da realidade para ficarmos pensando..., melhor dizendo: sentindo saudades daquilo que um dia fomos, sentindo saudades da presença de Deus em nós.
Santo Agostinho tinha razão quando dizia: "Senhor, tu nos criastes para vós e o nosso coração só encontrará repouso, quando descansar em vós". O amor presente em nós é maior que o pecado, como dizia João Paulo II na Dives in Misericórdia: "O amor é maior que o pecado e a morte". A presença de Deus em nós é mais forte do que o a presença do mal. Deixemos o amor prevalecer e aí então a saudade de nós será saciada por instantes. Porque saciá-la plenamente só na eternidade.
Pe. Antônio Aguiar

Jesus se encarregará


Outro dia ouvi uma pessoa soltar um ditado: "Quem nasceu para ser pardal, nunca vai cantar como o canário". Pensei: é verdade. O pardal jamais poderá ser canário, assim como o canário, jamais poderá ser pardal. Ver o limite do outro é algo comum a todos nós. Ás vezes você comenta com ele acerca do limite dele, daquilo que você vê - inclusive realizando assim uma obra de misericórdia: corrigir o errado. Mas, por mais que você se esforce por ajudar o outro a ver, para se corrigir, ele encontra dificuldades para perceber isso e se corrigir.
Então o que fazer? Insistir pode provocar rupturas no relacionamento. Desistir pode parecer omissão. Para onde se virar? Santa Faustina assim escreveu no Diário: "Quando vejo que o peso ultrapassa as minhas forças, não analiso nem me aprofundo, mas digo uma palavra apenas: "A vós tudo é possível!" E depois fico calada, pois sei que o próprio Jesus se encarregará desse assunto, e ao invés de incomodar-me utilizo este tempo para amá-lo". (Citação livre do Diário)
O pardal vai continuar sendo pardal, e o canário continuará sendo canário. Mas Deus pode fazer com que o pardal colabore com o canário e o canário cante para alegrar a vida do pardal.
Não dá para esquecer as palavras que o anjo Gabriel ao falar da gravidez de Isabel para Maria disse: "Isso aconteceu para que todos saibam que para Deus nada é impossível".
Rezar, dirigir-se a Deus para pedir-lhe que de alguma forma abra os olhos e o coração daquela pessoa para que ela enxergue a verdade acerca de si mesmo e busque corrigir-se é o que podemos fazer, pois convencê-la é algo que ultrapassa nossas forças, mas não as de Jesus. Confie nele, procure falar mais com ele e quem sabe um milagre não vai acontecer?
Padre Antônio Aguiar

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A tua fé te salvou

"A tua fé te salvou." Estas palavras foram dirigidas a uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos e que tendo gasto todo o dinheiro que possuía não conseguira a cura. Agora estava convencida de que se tocasse a barra do manto de Jesus ficaria curada: "Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada". A mulher enferma está convencida de que se tocar no manto de Jesus, ficará curada. Este é um passo muito importante para quem deseja receber da parte de Deus qualquer benefício: Não ter dúvidas no coração, mas estar convencido de que receberá a graça e o Senhor lhe concederá.
"Para que eu possa agir na alma, ela precisa ter fé" (Diário 1420).
Para que Jesus possa agir na sua alma, agir na sua vida, tocar seu corpo ou realizar em você e para você aquilo que você necessita, você precisa ter fé, isto é, não ter dúvidas no coração. Pode gerar dúvida aquele sentimento de indignidade: "Mas, eu não mereço!" Você pode libertar-se dele entendendo que Deus não concede graças por mérito, pois jamais mereceremos, Deus concede as graças por Misericórdia. Então, ter bem claro: "Senhor, não é por mérito pois tenho consciência de que não mereço, mas apelo para a Vossa Misericórdia, pois eu confio em Vós!" Aí então, poderemos ver Deus realizando em nosso favor o que ele fez por aquela mulher: "E a mulher ficou curada a partir daquele instante".
Nossa vida está recheada de graças que o Senhor realiza a cada dia sem que "mereçamos". Ele nos ama e é por amor que nos concede tudo o que precisamos. Peçamos ao Senhor que aumente nossa fé.
Padre Antônio Aguiar