terça-feira, 7 de julho de 2009

Saudades de mim mesmo


Um dia peguei um amigo olhando para o tempo e o espaço. Perguntei-lhe: "O que você tem?" Respondeu-me: "Estou sentindo saudades de mim mesmo!" Sentir saudade de si mesmo. Será que você nunca, em algum momento de sua vida sentiu uma pontinha de saudade de algo que você não conseguia explicar? Já lhe aconteceu de ser pego distraído assim?
Comigo já aconteceu. O coração parece que fica saudoso, apertadinho, mas você não consegue explicar o que está sentindo. O que você está sentindo é saudade de si mesmo. É verdade. Quando Deus criou o homem imprimiu nele sua imagem e semelhança. Infelizmente o pecado acabou colocando sobre esta imagem do homem muita coisa, muita poeira acumulou-se ao longo da vida: preconceitos, mágoas, ressentimentos, tristezas, feridas, etc... que acabaram levando você a ter determinadas reações, sentimentos. Enfim, parece que a imagem de Deus em você está desfigurada. É então que Deus suscita momentos de saudades de nós mesmos, momentos em que sem perceber parece que somos desconectados por instantes da realidade para ficarmos pensando..., melhor dizendo: sentindo saudades daquilo que um dia fomos, sentindo saudades da presença de Deus em nós.
Santo Agostinho tinha razão quando dizia: "Senhor, tu nos criastes para vós e o nosso coração só encontrará repouso, quando descansar em vós". O amor presente em nós é maior que o pecado, como dizia João Paulo II na Dives in Misericórdia: "O amor é maior que o pecado e a morte". A presença de Deus em nós é mais forte do que o a presença do mal. Deixemos o amor prevalecer e aí então a saudade de nós será saciada por instantes. Porque saciá-la plenamente só na eternidade.
Pe. Antônio Aguiar

2 comentários: