segunda-feira, 30 de março de 2009

A Primeira Leitura da Liturgia deste dia 30 de março de 2009 nos traz a leitura que fala do caso de Suzana. Dois homens que eram juízes entre o povo a tentaram seduzir, mas não conseguindo a acusaram de cometer adultério. Suzana não tendo como se defender, voltou-se para Deus pedindo-lhe socorro. Então, Deus suscitou Daniel que pediu para separar os dois homens que se contradisseram no testemunho de onde isso havia acontecido.
Desmascarados receberam a sentença devida. O exemplo de Suzana nos ensina que em momentos assim devemos de fato recorrer a Deus. Santa Faustina viveu momentos assim que ela relata no Diário: "Hoje tive um grande desgosto por causa de certa pessoa, ou seja, por causa de certa pessoa leiga. Essa pessoa, com base numa coisa verdadeira, disse muitas coisas inventadas, e como todas essas coisas foram tidas por verdadeiras e espalhadas pela casa toda, quando vieram aos meus ouvidos, senti uma dor no coração. Como se pode abusar da bondade dos outros? - Mas resolvi não dizer palavra alguma em minha defesa e demonstrar uma bondade ainda maior para com essa pessoa. Mas, para suportá-lo com tranquilidade, percebi que tinha poucas forças, pois isso se prolongava por semanas. Quando vi a tempestade a levantar-se e o vento a jogar areia diretamente nos meus olhos, fui diante do Santíssimo Sacramento e disse ao Senhor: "Jesus, peço-Vos a força da Vossa graça atual, porque sinto que não vou conseguir suportar essa luta. Protegei-me com o Vosso peito". Então ouvi estas palavras: - Não temas, Eu estou contigo. Quando me afastei do altar, uma estranha força e paz inundaram a minha alma, e a tempestade que se desencadeou batia contra a minha alma como contra um rochedo, e a espuma da tempestade caiu sobre aqueles que a provocaram" (Diário 1150).
Foi exatamente isso que aconteceu no caso de Suzana. Devemos confiar mais em Deus e recorrer a ele em tais situações. Ele tem meios e sabe utilizá-los quando necessário.
Pe. Antônio Aguiar