terça-feira, 23 de junho de 2009

Pode-se evitar a discórdia? Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. Ló, que o acompanhara também. O rebanho dos dois havia crescido muito, de modo que a região já não bastava para os dois e seus pastores começaram a discordar entre si gerando confusão. Diante disso, Abrão chamou Ló e disse-lhe: "Não deve haver discórdia entre nós e entre os nossos pastores, pois somos irmãos. Escolhe para onde queres ir. Se fores para esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita; eu irei para a esquerda". (Gn 13,2.5-18)Abrão fez de tudo para evitar discórdia entre si e Ló, e entre seus pastores.
A Humanidade não terá paz, enquanto não se voltar com confiança para a Minha Misericórdia (Diário 300).
Durante anos não soube separar a amizade que eu sentia pelas pessoas dos problemas vividos por elas. Lembro-me que algumas vezes ao virem partilhar os problemas e dificuldades tidos com outrém na convivência, eu acabava por deixar-me influenciar pela visão daquela pessoa, sem dar ao outro a oportunidade de se dizer de modo que acabava julgando o irmão e a tratá-lo algumas vezes influenciado pela partilha que o outro fizera. Com o passar do tempo a experiência foi me indicando que não existe apenas um lado da moeda, sendo preciso ouvir os dois, quando possível. Caso não seja possivel isso, devo evitar emitir qualquer tipo de opinião pessoal sobre o assunto, mas convidar a oração, ao diálogo e ao perdão. Jamais deixar-se influenciar por uma das partes na situação. Em Jo 8,1-11 no episódio da mulher adúltera Jesus não se deixa influenciar pela opinião dos homens que a arrastaram até ele, nem pela Lei. Mas nele predomina o perdão, sendo este o único remédio. Perdoar. Quem se encontrou com a Misericórdia entende isso, pois o modo de agir de Jesus sempre foi esse: acolher os pecadores, dar-lhes a oportunidade de conversão.
Suas palavras denotam que ele deseja isso: Que nenhum pecador tenha medo de se aproximar de mim, mesmo que seus pecados sejam como o escarlate (Diario 699). Não ter medo de se aproximar do outro, daquele de quem se falou para estando perto dele poder administrar melhor a situação. Enquanto isso, rezar sempre ajuda. Busquemos agir assim e Deus te abençoe.
Pe. Antônio Aguiar