quinta-feira, 1 de outubro de 2009

De olho na Agenda de Outubro

Dia 1-Missa na Casa de São Gonçalo - 15 hs
Dia 2-Missa em Macaé - Igreja Nossa Senhora de Fátima
Dia 4-Missa Santuário - 17 hs
Dia 6-Missa na Casa de São Gonçalo - 19 hs Confissões na mesma Casa - 15 ás 18 hs
Dia 8-Missa às 19 hs - Itaguaí - Catedral
Dias 9-12 - Retiro de Casais em Santa Teresa - ES
Dia 11-Missa Santuário - 19 hs
Dia 13-Confissões - 15 ás 18 hs Missa ás 19:30 hs
Dia 15-Missa na Casa de São Gonçalo - 15 hs
Dia 17-14:15-Palestra sobre Magistério da Igreja - Igreja São Lourenço - EJM - Formação 16 hs - Santuário
Dia 18-Missa no Santuário - 17 hs
Dia 19-Missa Cubango - 19:30 hs
Dia 20-Confissões - 15 às 18 hs Missa-19 hs
Dia 22-Missa na Casa de São Gonçalo-19:30 hs
Dias 23-25-Acampamento dos Apóstolos da Misericórdia - Canção Nova
Dia 26-Missa Cubango-19:30 hs
Dia 27-Missa Casa São Gonçalo - 19:30 hs
Dia 29-Missa Casa São Gonçalo- 15 hs
Dia 30-Missa São José do Imbassaí-19:30 hs
Dia 31-Formação dos Mesc - 8 ás 12 hs Assembléia Vicarial

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tocar no Crucificado


Há uma estação da Via Sacra que nos fala: Jesus é descido da cruz. E a imagem utilizada para descrever esta cena é a da Pietá, de Maria que acolhe em seus braços o filho crucificado. Além dela, provavelmente José de Arimatéia que ofereceu seu próprio túmulo para nele o Senhor repousar e Nicodemos devem ter tocado no crucificado, já que ele precisava ser preparado para o sepultamento.

Então também nós podemos tocar no crucificado. Quando é que eu toco no crucificado? Geralmente quando olhamos ou pensamos em Jesus Crucificado o vemos ferido, coberto de chagas, homem das dores - no dizer das Escrituras - de modo que quando dizemos que tocamos em um crucificado, estamos falando daquela pessoa que esta passando por alguma dor seja ela física, espiritual ou ainda moral. Estas pessoas parecem estar com chagas tão grande é o sofrimento que elas trazem em si.

Nesta situação - há inclusive uma obra de Misericórdia espiritual chamada Consolar os aflitos - quando eu me disponho a acolher, a reservar um tempo para ouvir esta pessoa, a rezar com ela e quem sabe dizer-lhe palavras de consolo que a possam animar, eu, neste momento estou tocando o crucificado pois estou tocando na dor daquela pessoa, estou tocando em algo que é muito sagrado para ela.

Às vezes, nestes momentos sinto-me tão pequeno que a única coisa que posso fazer é sentir no coração a mesma dor que aquela pessoa está sentindo. Algumas lágrimas de vez em quando afloram nos meus olhos pois sinto-me impotente como Maria devia sentir-se aos pés da cruz. De modo que a única coisa que posso fazer e faço é rezar com a pessoa e assumir suas dores diante de Deus. Deste modo, sinto-me tocando no crucificado de modo que com ela espero o dia em que aquela dor transformada pela graça de Deus possa me dar a oportunidade de com ela tocar no Ressuscitado que se esconde por trás da dor.

Pe. Antônio Aguiar

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Viver pela fé

Uma jovem recentemente partilhou comigo que voltava do trabalho quando percebeu que estava dentro do ônibus um pobre de rua. Já estava comento algo que trouxera em sua bolsa, quando percebera a presença do mesmo e sentiu que o cheiro que exalava este irmão a estava causando repulsa.
Viu que o pobre de rua olhava para sua comida e ela percebia que ele estava com fome, mas não tinha forças para romper aquela barreira invisível que se instalara entre os mesmos e oferecer-lhe do que estava comendo. O fato é que o pobre acabou descendo e ela que tivera a oportunidade de fazer uma boa obra não conseguindo-a, ficou muito triste consigo mesma. Sentia no coração que era o próprio Jesus que estava escondido por trás daquele irmão de rua, mas deixara-se se vencer pela sua humanidade.
Dias mais tarde, indo para o trabalho encontrou novamente o mesmo irmão de rua. E, desta vez, embora sua natureza se revoltasse ela comprou um lanche e voltou atrás do irmão de rua e ofereceu ao mesmo. Ficou muito feliz por ter conseguido ultrapassar aquela barreira pela fé. Sim, pois somente pela fé eu posso reconhecer na pessoa desfigurada de um irmão de rua, de um enfermo ou de qualquer pessoa a figura do próprio Cristo que disse: "O que fizerdes ao menor dos meus irmãos, a mim o fazeis!" (Mt 25,40)
Somente pela fé, tanto quanto você podermos romper esta dificuldade humana e viver pela fé. Vale a pena lembrar as palavras de Jesus Misericordioso a Santa Faustina: "Fica sabendo que o que fizerdes de bom a qualquer alma, eu o aceito como sendo feito a mim mesmo". Citação livre do Diário)
Padre Antônio Aguiar