terça-feira, 29 de setembro de 2009

Tocar no Crucificado


Há uma estação da Via Sacra que nos fala: Jesus é descido da cruz. E a imagem utilizada para descrever esta cena é a da Pietá, de Maria que acolhe em seus braços o filho crucificado. Além dela, provavelmente José de Arimatéia que ofereceu seu próprio túmulo para nele o Senhor repousar e Nicodemos devem ter tocado no crucificado, já que ele precisava ser preparado para o sepultamento.

Então também nós podemos tocar no crucificado. Quando é que eu toco no crucificado? Geralmente quando olhamos ou pensamos em Jesus Crucificado o vemos ferido, coberto de chagas, homem das dores - no dizer das Escrituras - de modo que quando dizemos que tocamos em um crucificado, estamos falando daquela pessoa que esta passando por alguma dor seja ela física, espiritual ou ainda moral. Estas pessoas parecem estar com chagas tão grande é o sofrimento que elas trazem em si.

Nesta situação - há inclusive uma obra de Misericórdia espiritual chamada Consolar os aflitos - quando eu me disponho a acolher, a reservar um tempo para ouvir esta pessoa, a rezar com ela e quem sabe dizer-lhe palavras de consolo que a possam animar, eu, neste momento estou tocando o crucificado pois estou tocando na dor daquela pessoa, estou tocando em algo que é muito sagrado para ela.

Às vezes, nestes momentos sinto-me tão pequeno que a única coisa que posso fazer é sentir no coração a mesma dor que aquela pessoa está sentindo. Algumas lágrimas de vez em quando afloram nos meus olhos pois sinto-me impotente como Maria devia sentir-se aos pés da cruz. De modo que a única coisa que posso fazer e faço é rezar com a pessoa e assumir suas dores diante de Deus. Deste modo, sinto-me tocando no crucificado de modo que com ela espero o dia em que aquela dor transformada pela graça de Deus possa me dar a oportunidade de com ela tocar no Ressuscitado que se esconde por trás da dor.

Pe. Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário