segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Como a Comunidade Anunciadores da Misericórdia lê a Palavra de Deus?


Estamos no mês da Palavra de Deus, pois, no Brasil durante o mês de Setembro a Igreja Católica se dedica à Palavra de Deus. Durante as celebrações, durante os diversos momentos procura-se acentuar bem a importância da Palavra de Deus na vida do cristão.
Nós, Anunciadores da Misericórdia não poderíamos ficar indiferente a este momento importante da nossa vida eclesial. Por isso, quero partilhar com você como procuramos ler a Palavra de Deus. Em primeiro lugar, procuramos acompanhar o tempo litúrgico, isto é, lemos a Palavra de Deus a partir do evangelho do dia, da liturgia celebrada pela Igreja durante o dia.
Em segundo lugar, procuramos encontrar no texto apresentado pela liturgia do dia uma palavra, uma versículo, um trecho que possa resumir o que Deus nos deseja comunicar naquele momento. Anotamos este trecho e passamos para a segunda parte do que chamamos Estudo Bíblico.
Tenho percebido que é muito importante estar atento à MENSAGEM que Deus me deseja comunicar através daquela palavra. Aqui fazemos uso de um importante meio que Deus colocou à nossa disposição e que contêm as mensagens da Misericórdia que Jesus transmitiu a Santa Faustina e através dela quis comunicar a toda a humanidade. O DIÁRIO DE SANTA FAUSTINA é importante para nós. Procuramos uma passagem do mesmo que esteja em conformidade com a Palavra que Deus através da Palavra nos deseja comunicar.
Por fim, buscamos ver o que Deus nos convida a PRATICAR durante o dia, a viver a partir da Palavra. A Palavra é para ser vivida. Nada mais importante que procurar então fazer um esforço para coloca-la em prática.
Enfim, é assim que procuramos ler a Palavra. Se você quiser fazer a experiência, vai te ajudar.