quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

É possível mudar os outros?

"Conta-se que um homem passou a vida tentanto mudar o mundo. Quando chegou a uma certa altura da mesma, ele percebeu que não dava pra mudar o mundo, e, então ele quis mudar as pessoas à sua volta. Passado mais um pouco de tempo, ele percebeu que também isso não era possível e percebeu que na verdade ele deveria se esforçar por mudar a si mesmo."
Esta história nos ajuda a entender uma verdade fundamental da nossa vida: devemos parar de querer modificar os outros, para então entendermos que Deus colocou as pessoas ao nosso lado para que através delas, Ele possa nos modificar. Sei - tanto quanto você - que conviver com o outro não é nada fácil, mas é um desafio constante.
Entretanto, um desafio que precisamos enfrentar, certos, de que com o auxílio da graça de Deus conseguiremos superar. O outro me coloca diante do limite de mim mesmo, e, me coloca também diante da grandeza do amor de Deus que permite todas estas coisas para o nosso bem. Como diz o apóstolo: "Tudo concorre para o bem dos que amam a Deus!" Concluo com um pensamento que aprendi em uma das peregrinações de que participei: "Tudo favorece, a quem não se aborrece e ainda agradece".
Padre Antônio

Um comentário:

  1. A única pessoa que sou capaz de mudar, sou eu mesma. Descobrir esta verdade é graça, é benção, pois muitas angústias desaparecem.
    Desisti há muito tempo de tentar mudar os outros.
    Percebo que eu preciso me vigiar, para não cometer os mesmos erros que 'desejava' corrigir nos outros.Essa é a luta mais saudável e correta: minha conversão.
    No Diário nº 1446 o Senhor me diz: " Não te preocupes com o procedimento dos outros. Tu deves proceder como Eu te mando; deves ser a Minha Imagem viva pelo amor e pela caridade"
    Ouço e obedeço.
    Liu

    ResponderExcluir