quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Imagens são necessárias?

Uma boa pergunta: Qual o motivo pelo qual existem Imagens na Igreja Católica?
Primeiro: “A iconografia cristã transcreve pela imagem a mensagem evangélica que a Sagrada Escritura transmite pela Palavra. Imagem e Palavra iluminam-se reciprocamente”. (CIC 1160)
Por esta passagem do Catecismo da Igreja Católica já temos uma explicação pela qual existem Imagens na Igreja Católica, por exemplo, no caso da Imagem de Jesus Misericordioso. Podemos através da Sua Imagem a mensagem evangélica do Cristo que com seus gestos de bondade e misericórdia atraía os pecadores a si, e, de modo particular nos mostra através da mesma – por se tratar da Imagem do Ressuscitado que traz em si as marcas da Paixão - que a Misericórdia de Deus é maior que o pecado e que a própria morte.
Segundo: “Por meio de seus ícones, revela-se à nossa fé o homem criado ‘à imagem de Deus’ e transfigurado ‘à sua semelhança’, assim como os anjos, também recapitulados em Cristo”. (CIC 1161)
A Imagem de Jesus Misericordioso revela ao homem que ele foi criado à Imagem de Deus, e, portanto, chamado a viver em busca da restauração desta mesma Imagem em si. Isso será possível, na medida em que o homem buscar confiar na Misericórdia e no Amor de Deus que é maior que seus pecados e que a própria morte. Esta confiança suscitará no coração do mesmo o desejo de transfigurar “à sua semelhança’, de viver este amor e esta misericórdia no dia a dia nos relacionamentos fraternos.
As Imagens são sacramentais, pois têm o objetivo de ao olharmos para elas nos ligarem, nos conectarem imediatamente com Deus. Por isso, elas são necessárias.
Padre Antônio Aguiar (Anunciador da Misericórdia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário