segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Devagar se vai longe

"Devagar se vai longe". Quem ainda não ouviu este ditado? Pois é, vivendo em um momento em que o homem moderno corre sem parar, um momento de frenesi louco onde parece não haver espaço senão para as numerosas ocupações em que nos vemos envolvidos. Até há o perigo de acontecer conosco por causa da correria o risco de fazer o que fizeram o sacerdote e o levita quando passaram ao lado daquele homem caído à beira do caminho.
A pressa é inimiga da perfeição - diz outro ditado. Então, o Senhor nos diz que devemos aprender a viver melhor os momentos presentes: "Desejo que haja em vós mais fé nos momentos presentes" (Diário de Santa Faustina, 352). Viver o momento presente com intensidade é a solução para que eu não me deixe dominar pela pressa, pelo desejo de querer fazer tudo de uma vez, não realizando assim com perfeição coisa alguma.
Pare e pense se a sua pressa lhe tem ajudado a construir relacionamentos profundos, se tem lhe ajudado a perceber que aqueles que passam ao seu lado tem rostos concretos com pessoas concretas. É preciso que isso aconteça para que você possa agir como o bom samaritano que pode perceber o homem caido à beira do caminho e porque não estava com tanta pressa assim pode descer da sua montaria de prestar-lhe a ajuda devida. Quantos dentro de nossas próprias casas passam diante de nós e sequer sabemos o que se passa dentro do seu interior.
Pe. Antônio Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário