quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Guarda roupa

Estes dias rezando com o povo na Casa da Misericórdia me veio a imagem de um guarda roupa. Me vinha ao coração que Deus queria que retirássemos com ele todas as roupas para fora e pudéssemos sempre com ele rearrumarmos cada coisa em seu devido lugar. Senti que Deus queria que eu rezasse com o povo levando-o a permitir que Jesus os ajudasse a retirar do coração, do guarda roupa interior tudo o que estava fora do lugar, tudo o que estava desorganizado, para que desta forma, com Jesus a pessoa pudesse permitir e permitir-se reorganizar seu guarda roupa interior.
O entendimento que me veio é este: às vezes faz-se necessário remover as peças de roupa, colocar tudo para fora e permitir que Deus nos ajude a reorganizar, a colocar os sentimentos negativos para fora, a raiva, a mágoa, o ressentimento, etc... e a permitirmos que ele os substitua por sentimentos novos. Sei que para nós não é possível, mas para Deus tudo é possível. Aliás, é esta uma boa ocasião para isso. A imagem foi completada com a palavra confissão.Uma forma de retirar do guarda roupa interior tudo o que está desordenado e permitir que Deus com sua graça o reordene.
"Eis o dia da salvação , eis o tempo da conversão. Ao Pai voltemos, juntemos cantemos: Eis o dia da salvação".
Pe. Antônio Aguiar

3 comentários:

  1. guarda-roupa seria um post inusitado... mas traz muito da minha realidade. Tenho "mania" de arrumar guarda-roupa, de retirar tudo que não é usado pra doar, de deixar tudo organizado. E há bem pouco tempo percebi (ou melhor, Deus me mostrou) que quando tomo essa iniciativa, é que alguma situação ou algo no meu interior não está bem e precisa de mudança ou na maioria das vezes, precisa se "reorganizar".
    seu post hj foi confirmação...

    ResponderExcluir
  2. Essa época do ano é de revisão, de arrumação, de voltar em tudo o que nos aconteceu e buscar dar sentido à Luz do espírito Santo. Faço isso todo fim de ano! Arrumar meu guarda roupa é isso!
    Mais do que arrumar o externo é necessário arrumar o interno.
    Pouco antes de Jesus nascer, Maria vistou Isabel sua prima, ficando com ela sabendo da dificuldade que poderia estar passando estando grávida em idade avançada. Maria viu a necessidade de sua prima e 'correu' para ajudar mesmo sem Isabel ter solicitado.
    Quero solicitar Nossa Senhora, que visite cada um de nós, e venha arrumando tudo, internamente, para que Jesus Reine de VERDADE!
    Que o menino Jesus possa nescer, de uma vez por todas, em nosso coração.
    Que nada manche nem macule, a Vontade de Deus.
    Benção.
    Liu

    ResponderExcluir
  3. Padre Antônio, três palavras chamaram a minha atenção ao ler e reler, por várias vezes, esse post: Permitir, Confissão e Com Ele. Comecei a refletir sobre o que Deus queria me falar através delas porque ficaram gravadas no meu pensamento. Partilho o resultado.

    Final de ano sempre nos leva a fazer uma revisão. Refletir sobre o que passou. Surgem os questionamentos e fazemos promessas de mudanças para nós mesmos. É o famoso Ano Novo, Vida Nova! Mas com antigos hábitos não haverá renovação. Corremos o risco de cair novamente nos mesmos erros. Muitas vezes as nossas cobranças e sentimentos de culpa devido aquilo que fizemos ou deixamos de fazer, devido aquilo que dissemos ou deixamos de dizer, nossas omissões, mágoas, ressentimentos... nos impedem de viver o novo. Como recomeçar, então?

    Para recomeçar é preciso arrumar o nosso guarda-roupa interior (coração). Retiramos o que não serve, jogamos fora e o reorganizamos. Simples? Sim. Mas o guarda-roupa em questão é o do nosso interior. E esse só pode ser arrumado se contarmos com a ajuda de Deus. E aí a necessidade das três palavras, citadas no início do meu comentário, para que essa arrumação ocorra verdadeiramente.

    - Retirar o que não serve (Permitir)
    Peçamos ao Espírito Santo que Ele venha nos mostrar aquilo que precisa ser mudado, reorganizado. Conscientes dessa necessidade, lembremos que a graça é de Deus mas o querer é nosso. Dê livre acesso! PERMITA que Ele vá até onde nós não alcançamos, até onde nós não podemos ir e retire do nosso coração tudo o que guardamos nele assim como tudo o que nós nem sabemos que possuímos e que ali também está depositado. Se não nos abrirmos a essa ação a faxina não será feita. Ele depende da nossa permissão.

    - Jogar fora (Confissão)
    A CONFISSÃO é a lixeira onde colocamos tudo aquilo, resultante da faxina, que não nos serve porque não agrada a Deus. Os maus pensamentos, os maus sentimentos...acúmulo de sujeira que ocupa o espaço e impede que o Espírito Santo faça morada no nosso coração.

    - Reorganizar (Com Ele)
    Se continuamos caindo nos mesmos erros do passado é porque temos colocado muita confiança em nós mesmos. Achamos que tudo podemos, que seremos capazes de mudar, agir de outra forma... Nos enganamos ao pensar assim. E Ele nos alerta através desse trecho da passagem de número 1087 do Diário: "Contaste muito contigo e pouco Comigo." A mudança, o reorganizar do nosso pensar, falar, ouvir, olhar, sentir e agir deve e só pode ser feito COM ELE.

    Feito isso, agora sim, é chegado o momento de recomeçar!

    Nesse Novo Ano que se inicia permita que Deus te ajude a retirar o velho do seu coração, coloque o passado em Sua Misericórdia através da Confissão e recomece com Ele!

    Sua bênção.
    Feliz 2011!
    Zandra

    ResponderExcluir