quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dificuldades na oração

As duas últimas semanas foram de muita dificuldade na minha vida de oração pessoal. Tenho uma peculiaridade: geralmente os trajetos de ônibus que realizo de um lugar para o outro são momentos onde sinto Deus me falar ao coração de maneira muito forte. Mas, nas duas últimas semanas por mais que me esforçasse - parecia-me que estava quase que torcendo a mente para que me viesse alguma coisa para a oração, e elas não apareciam. Era uma autêntica agonia na alma.
Mesmo assim, me esforcei e consegui cumprir com o auxílio da graça de Deus com todos os meus compromissos de oração diária. O fato é que uma amiga comentou comigo que tivera uma visualização de eu estar muito vazio. Foi o que bastou para entender que Deus estava me concedendo a graça de passar por um período de aridez espiritual na vida de oração. Sabia que vivia estes momentos, mas não havia ainda tido a oportunidade de detectar de maneira clara em qual momento estava passando por ele. O que posso dizer é que mesmo que você esteja vivendo um período assim, não deixe de ser fiel aos seus compromissos de oração, pois mesmo que o sol se esconda por detrás das nuvens por algum tempo, graças ao seu esforço por manter-se fiel aos compromissos de oração ele voltará a brilhar sobre o sol da sua vida a qualquer momento.
Padre Antônio

3 comentários:

  1. Padre, para mim a palavra de ordem deste post é FIDELIDADE.
    Fidelidade a vocação, a oração, a adoração, a missão, as moções interiores, principalmente nos momentos de luta, de aridez, de noite escura, de solidão, de dor.
    Deus sempre se mostra fiel, amigo, próximo, íntimo o bastante para nos sustentar. Ele tem agido assim comigo e eu com Ele.
    O fato de não estar vendo o sol, não quer dizer que ele não esteja lá.
    Ele voltará a brilhar, com certeza.
    Bendigamos ao Senhor.
    Liu

    ResponderExcluir
  2. Querido Padre Antônio,

    Por ocasião do seu aniversário de ordenação sacerdotal, comemorado recentemente, voltei, em pensamento, a 1996. Catorze anos... No mês de janeiro, desse mesmo ano, vivi momentos de muita tristeza, de grande sofrimento como consequência de uma perda. No mês de novembro o senhor viveu momentos de muita alegria, de grande felicidade enquanto eu ainda permanecia mergulhada no vale de lágrimas. Esses acontecimentos me levaram a refletir sobre o Amor e a Delicadeza de Deus.

    Em relação ao Amor, percebi que ele se manifesta diante de qualquer situação vivida por seus filhos seja ela de dor ou alegria. No momento em que o senhor se tornava Seu representante ali Ele estava presente te acolhendo, abençoando sua vocação, determinando sua missão que ajudaria também na sua conversão e, sem esquecer que eu estava vivendo uma outra realidade, já te escolhendo, Padre Antônio, para colocá-lo no meu caminho para que, após alguns anos, na primeira abertura de coração, Ele pudesse iniciar em mim uma grande obra de restauração através da Misericórdia anunciada pelo senhor. É o Amor do Pai sempre presente o qual podemos experimentar através do nosso encontro pessoal com Jesus. Mas essa escolha não foi pensando só em mim porque, ao me colocar no seu caminho, Ele quis te dar oportunidades de santificação visto que eu sou um grande exercício de paciência para o senhor.

    Quanto à Delicadeza no agir, vi como Ele é discreto no que faz. Não impõe coisa alguma mas nos convida, como fez com o senhor. Não arromba as portas mas espera, com paciência, como fez comigo.

    Então, diante desse momento de louvor por mais um ano de ministério, agradeço, primeiramente a Deus por ter te chamado e ao senhor, padre, pelo seu "Sim" dito com o coração e com a vida.

    E, como toda a graça provém da oração, peço, através da intercessão da Rainha dos Apóstolos, que Ele te abrace com Seu infinito Amor e Misericórdia apesar de suas fraquezas e misérias; que Ele te afaste de todas as tentações para que o senhor permaneça fiel ao anúncio da Sua Palavra e da Sua Misericórdia e para que se mantenha de pé à frente da Comunidade da qual é fundador exercendo, com dignidade, o ministério que a ti foi confiado colaborando, cada vez mais, para a realização do plano de Deus; que Ele te dê a força necessária para superar as dificuldades próprias e diárias da vida de um sacerdote e que bênçãos sejam derramadas sobre sua vida pessoal para que o senhor possa ser cada vez mais Misericórdia.

    Na certeza de que Deus cuida de mim através do seu sacerdócio,
    Sua bênção.
    Zandra

    ResponderExcluir
  3. "Mesmo que você esteja vivendo um período assim, não deixe de ser fiel aos seus compromissos de oração." É uma verdade, Padre Antônio. E essa frase pode ser simplificada por "Perseverar" como o senhor me recomendou quando vivi essa realidade por um período mais prolongado de aridez.

    De vez em quando, passo por dificuldades de oração. Mas, há alguns meses, passei por um momento que permaneceu por mais tempo do que o de costume. Parecia que estava rezando de forma automática. Repetindo palavras, frases... uma sensação de vazio que foi me levando à falta de vontade de fazer as minhas orações diárias e a diminuir a frequência e o tempo dedicado a essa prática. Estranha sensação... que já estava me atingindo até na participação da Santa Missa.
    Procuro me exercitar diariamente na Paciência, Silêncio e Oração. E fui percebendo que estava ficando mais frágil diante de situações que me tiravam a paciência prejudicando o meu silenciar. Tudo consequência da falta de oração.

    Comprovei, na prática, que é preciso "Perseverar". Santa Penitência! Intensifiquei com missa diária. Teve efeito duradouro como remédio de ação prolongada. Até hoje, quando o sentimento tenta me dominar, no pensamento vem "Perseverar". E me esforço para combatê-lo na certeza de que logo o sol, como o senhor bem colocou, voltará a brilhar. E volta mesmo!

    Aprendi que tudo o que deixo de fazer por um dia, provavelmente, deixarei de fazer por dois, três... e, então, vou me afastando, a chama vai diminuindo até que o sentimento vai, cada vez mais, me dominando, me levando a desistir...
    Ao perseverar me mantenho fiel a Deus, Ele me fortalece e, assim, eu caio com menos facilidade, com menos frequência e me levanto com mais rapidez.

    Oração não é sentimento é mesmo necessidade!!!
    Sua bênção.
    Zandra

    ResponderExcluir