quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Mente vazia é oficina do diabo

Fiquei impressionado com os textos bíblicos deste dia - 19 de Agosto. No Evangelho o Senhor fala do patrão que saindo ás 9, ás 12, ás 15 e às 17 viu homens sem trabalho e mandou-os trabalhar na sua vinha e no final pagou o mesmo salário a todos. (Cf. Mt 20,1-16a) Entendi que Deus não quer ninguém desocupado, mas quer que todos estejam de alguma forma sempre ocupados. Então, me lembrei do Diário 1127 onde Santa Faustina escreve: Em determinado momento, vi satanás, que se apressava e procurava alguém entre as irmãs, mas não encontrava. Senti na alma a inspiração de lhe ordenar, em nome de Deus, que me confessasse o que estava procurando entre as Irmãs. E confessou, embora de má vontade: "Estou procurando almas ociosas". Então, novamente ordenei, em nome de Deus, que me disse a que almas tem mais fácil acesso no convento e, outra vez confessou-me de má vontade: "As almas preguiçosas e ociosas".
Já a primeira leitura tirada de Jz 9, 6-15 mostra que nenhuma das árvores: a oliveira, a figueira e a videira quiseram renunciar à sua ocupação para reinar sobre as outras plantas, pois assim poderiam permanecer desocupadas. Esta é uma verdade fundamental: Gente desocupada é oficina do diabo. Então lembrei-me da preocupação de minha mãe em manter os filhos sempre ocupados - ora vendendo biscoito, pão de queijo, pastel, salgado na rua; ora trabalhando na roça, ora colocando-nos para debulhar milho ou catar feijão de modo a termos quase ou nenhum tempo para ficarmos na casa dos outros. Sabedoria de uma mulher simples, mas que entendeu o evangelho. Então, não devemos reclamar quando estivermos cansados e sempre ocupados, pelo menos desta forma o diabo não vai encontrar forma de se utilizar de nós pra realizar o mal.
Como conclui Santa Faustina: Alegrem-se as almas atarefadas e cansadas.
Pe. Antônio Aguiar

Um comentário:

  1. Padre obrigado por estas palavras simples, diretas e profundas!!
    Refleti muito sobre o que o senhor escreveu e tomei a liberdade de colocar no meu blog para que outros possam tb lê-las. Se por algum motivo o senhor não quiser que este post fique tb no meu blog eu tiro sem problema algum.
    Mas uma vez...Muito obrigado por suas palavras neste blog
    Deus o abençoe
    Cynthia

    ResponderExcluir